terça-feira, 5 de abril de 2016

A minha Lista de compras básica


Eu adoro variar nas minhas refeições e ingredientes. Cingir-me apenas a frango, brócolos, batata doce e atum está fora de questão e, se me orientasse dessa forma, perdia o foco instantaneamente. Adoro peixe, por exemplo, e tenho de estar sempre a experimentar novos/confeccionar de forma diferente. Amo as minhas panquecas e ando a experimentar todas as farinhas e combinações possíveis, dentro dos meus gostos e nutrientes que preciso.  Não passo sem fruta e prezo a fruta da época.


Assim, a minha lista de compras é muito variável mas, tem básicos que vou enumerar, alguns de forma mais generalista. Inspirem-se e questionem à vontade:



  • Fruta: laranjas, quiwis, maçãs, bananas, abacaxi e depois as frutas mais sazonais como a melancia, morangos, frutos vermelhos, cerejas. De frutas tropicais, gosto da papaia e manga mas faz-me confusão virem de tão longe.
  • Alface, rúcula, agrião, tomate, pepino, pickles.
  • Brócolos e espinafres congelados.
  • Legumes, MUITOS legumes, quer para sopa, quer para saltear/confeccionar a vapor: courgete, alho, cebola, brócolos, abóbora, feijão verde, espinafres, couves.
  • Farinhas: maizena, de arroz sem glúten, de trigo sarraceno, de mandioca.
  • Cereais/hidratos de absorção lenta: flocos de aveia, quinoa, couscous de espelta ou milho, massas de konjac, batata doce, arroz basmati. 
  • Claras pasteurizadas e ovos.
  • Peixe, principalmente da lota e/ou capturado. Evito a dourada, robalo e outros de aquacultura.
  • Mariscada, excepto as delícias do mar.
  • Atum de lata em água, cavalas e sardinhas enlatadas em tomate (ler bem os ingredientes e a informação nutricional).
  • Carne de frango e peru (1x por semana fígado de vaca que a mãe traz do talho da vila).
  • Queijos frescos magros, queijo babybel light e a vaca que ri light.
  • Gelatinas
  • Iogurtes de soja naturais.
  • Pão alemão e/ou sem glúten.
  • Tortilhas de milho, bolachas de sésamo.
  • Água, MUITA água (ando a dar preferência à de Monchique pelo seu pH alcalino).
  • Chás, principalmente verde, de camomila e branco.
  • Café.
  • Temperos.
  • Chocolate preto.


Sem comentários:

Enviar um comentário