quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O que comer antes de correr/prova


As corridas estão em alta. As "São Silvestre" estão por aí, além de outras provas importantes e, sem dúvida, são um desafio e um bom motor motivacional.

Mas além dos treinos, a alimentação assume um papel preponderante no que concerne a uma boa preparação para uma prova. Nesta fase, deve-se optar por uma maior ingestão de hidratos de carbono como o arroz, massa e batata, além de consumir fruta (devido às suas vitaminas e sais minerais) e estar-se bem hidratado. Experimentar alimentos nunca deve ser feito na semana ou no dia da prova: tem de ser muito antes, para perceber o que é que funciona no nosso corpo.

Na semana anterior deve-se aumentar a ingestão de hidratos de carbono. Já no início da semana, dentro dos hidratos de carbono, deve-se optar pelos menos refinados possíveis, escolhendo leguminosas, cereais integrais e fruta com casca.
Na véspera/última refeição antes do dia da prova deve-se manter o foco nos hidratos e evitar os alimentos que proporcionam maior dificuldade na digestão, como lacticínios, frutos gordos, chocolate.

No dia: cuidado com o excesso de proteína, deve ser doseado. Se a refeição antes for o pequeno-almoço, deve ser um pequeno-almoço que já se tome de forma habitual, privilegiando o pão/tostas com geleias/compotas.

1 comentário:

  1. Este boom de corredores deixa espaço para um monte de corridas, até é giro :) e sim, são uma óptima motivação por se ter a deadline, objetivos e tal!
    Essa do não experimentar alimentos é boa, mesmo para equipamento, é arriscado :P mas claro que toda a gente se esquece disso quando tem a oportunidade única de comer broa com grelhados a meio de uma corrida ou assim... haha :)
    Como não faço provas particularmente longas não tenho cuidados assim tão grandes, tento só aumentar a ingestão de HC no dia anterior :)
    Ah, e gostei imenso da imagem do garfo com massa :D

    ResponderEliminar