terça-feira, 28 de abril de 2015

Comparação nutricional de farinhas I

Vocês sabem que eu faço muitas panquecas/crepes/pão e, apesar de nem sempre referir, confecciono bolos e doces caseiros, bem como tenho andado a testar mais receitas fit.
Um dos ingredientes base e ao qual presto muita atenção é a farinha! Tento optar por farinhas integrais e/ou sem glúten, evitando quase sempre a farinha branca tradicional.

A farinha/flocos de aveia foi a minha preferida durante muito tempo mas, com a pesquisa e o conhecimento, novas farinhas foram sendo introduzidas. Comecei a usar a farinha/amido de milho - Maizena - por ver dicas no Instagram. Depois comprei a farinha de arroz. Mais tarde, descobri a farinha de mandioca nos armários cá em casa (odiava-a pois a minha avó fazia Farinha de Pau/Papas de mandioca quando era pequena e eu não gostava nada). Agora comprei a trigo sarraceno. Ficamos por aqui? Certamente que não, há um mundo por descobrir.

Assim, deixo-vos imagens da composição nutricional de 3 farinhas que podem - e devem - substituir pela tradicional farinha branca de trigo. As vantagens são inúmeras e o preço não é assim tão exorbitante, basta sabermos escolher e ver promoções.


Farinha de Mandioca Torrada: Comprei no Jumbo a cerca de 1,87€/500g. Não tem açúcar nem gorduras. Sem glúten.



Farinha de arroz: Pobre em açúcares e quase sem gordura. Tem mais proteina que a anterior. Penso que comprei no Jumbo e foi menos de 1€/500g. Pode conter glúten.
Farinha de trigo espelta Bio: A mais cara, comprei no Celeiro e ficou por 3,7€/1kg. É a mais rica em proteínas e quase sem vestígios de açúcar e gordura. Sem glúten!









Que farinhas recomendam mais ou gostavam que eu falasse? Que dicas/receitas querem partilhar? Publico mais comparações em breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário