quarta-feira, 18 de março de 2015

Das minhas corridas- crónica

Hoje corri 10km. Nada de mais. Mas a vontade de sair de casa era zero. O pequeno-almoço começou por me atrasar: a waffle bonitinha que esperava, feita com farinha de mandioca (e que pensava que ia poder partilhar a receita), colou-se toda na máquina e tive de comer tudo aos pedaços. Estava boa, principalmente porque também soube conjugar os toppings mas estava desfeita, imprópria para fotos. E a visão da máquina toda suja só me deixou ainda mais chateada!

Mas tudo beeeem. Pego nos mp4, no relógio com gps e esqueço a máquina. Fica para depois. Saio rumo ao parque onde começo a correr e faço sempre os primeiros 2km. Pernas pesadas, motivação ainda muito em baixo. Carrego no play e aí vamos nós. Foram 2 km chatos mas quando saio para as ruas, a coisa muda. Na minha cabeça passam muitas ideias, muitos pensamentos, muitas inquietudes, muitos planos, muitas dúvidas, muitos receios. Passa tudo, passa a música, mas as pernas já não doem. Apanho vento, apanho pequenas subidas e sei que hoje só farei 10km. Porquê? Não sei.

Às vezes tenho medo de falhar. O meu máximo foram 14km o que é pouco para quem corre já há 2 anos e para quem quer fazer o meia-maratona daqui a poucos meses. E tantas vezes eu sei que podia ter dado mais. Que podia ter corrido mais. Que os joelhos e o pé me deixam voar mais alto. Que as sapatilhas novas são topo. Que a música até incentiva. Que, que que....

Hoje corri 10km mas podia ter corrido mais. A chuva ainda vinha longe. Até conversei com um senhor que também estava a correr e que me incentivou. Hoje terminei bem, apesar deste handicap.
Acabei e agradeci. Porque, como já disse, a corrida é uma forma de oração para mim. Não me interpretem mal. Eu sou Católica mas é nestes momentos de corrida e de término da mesma em que me sinto em maior comunhão com Deus. Às vezes tenho epifanias, outras escrevo poemas mentalmente (eu já escrevi muita poesia), outras reconheço onde errei e trato de reverter a situação. A corrida regenera-me. Primeiro mata-me, no início. Não pensem que me sinto sempre motivada para ir correr. Mas depois, quando tudo corre, literalmente, bem, eu fico num tal estado de paz que não vos consigo explicar de maneira nenhuma.

Ainda tenho muitas barreiras mentais para ultrapassar. Ainda tenho muitos demónios para exorcizar. Ainda. Mas serei eternamente grata pelo que me tem sido dado!

2 comentários:

  1. Também sou assim, nem todos os dias apetece ir lá para fora correr e os primeiros 3km são do pior mas depois disso.. já passou e há mais 6 ou 7 km pela frente sem stress..

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não tenho corrido muito, opto mais pelo HIIT ou cardio em casa quando não tenho tempo ou está mau tempo...
    É horrível fazer uma receita e sair mal, mas o prémio vai mesmo para waffles e panquecas. É um pesadelo :P ainda mais waffles, porque a grelha tem todo um enorme conjunto de saliências que é irritante (e difícil de lavar, especialmente isso).
    Desfeita acaba por saber mais ou menos ao mesmo, embora eu goste de comer inteiros (a cortar enquanto como. Como um bife. Pelo menos se for um bife servido a alguém com mais de 10 anos.)... Percebo completamente a frustração, não há maneira de começar pior o dia :P
    Os km iniciais são os piores, dói tudo. E partilho do mesmo mal, os primeiros 2km a sair de minha casa são constituídos por um aglomerado de ruas com paralelos tortos e ruas em terra que me fazem doer os músculos não aquecidos... Mas é melhor parar, estou a ficar desmotivada e vou correr daqui a bocado :P
    Por acaso planeio sempre a distância antes de sair de casa, mas assim também deve saber bem :)
    Também penso muito enquanto corro, mas não é nada de sério ou profundo :P pode ser difícil de descrever, mas eu acho que não o podias ter feito melhor. Embora não possa dizer que se passa exactamente o mesmo comigo (basicamente devaneio ou penso nos meus gémeos - dependendo da situação - enquanto corro) gostei de ler o texto e acho que dá para perceber muito bem o quanto gostas de correr ;)
    Não é nada pouco :) tu corres por gosto, se te apetece 10 faz 10. Eu às vezes até vou fazer só 5... Não são os 2 anos que te obrigam a correr já 40. Quando quiseres aumentas :) e provavelmente já eras capaz de correr a meia maratona, é masi questão do psicológico do que outra coisa. O máximo que eu corri foram uns 20km e também não tenho progredido nada :( tenho de me dedicar mais quando tiver mais tempo. Mas não conseguia correr 10km em 45 minutos como tu :P acho que não fui feita para correr a uma velocidade decente, prefiro os confortáveis 10 :P

    ResponderEliminar