segunda-feira, 16 de março de 2015

Porque os olhos também comem - dicas saudáveis

Eu tenho prazer em comer, assumo. Portanto, para mim, as refeições têm de ser apetitosas, ao meu gosto e com bom aspecto. E não consigo comer a mesma coisa várias refeições seguidas. Não dá. Daí que o regime frango/atum/batata doce/brócolos não seja para mim. Eu gosto de variar no peixe, principalmente, e nos acompanhamentos.
Gosto de pratos com cores, pratos que transmitam conforto, comidas que nos encham logo o olho e nos deem conforto visual. Parece que já nos enche :)

Para transformarem as vossas refeições em momentos prazerosos, que não vos levem a comer porcarias e que vos saciem, deixo algumas dicas/fotos de inspiração:


  • Testem combinações. Quem disse que um quiwi não pode ser um bom recheio para as tostas/pão? Suculento, mole e ligeiramente ácido, contrasta na perfeição. A banana também funciona muito bem e, com manteiga de amendoim por cima... ui, que manjar :p Ah, o pão, normalmente, sacia mais do que as tostas porque é mais fofo, mais volumoso, menos crocante e dá a sensação de maior preenchimento do estômago. 



  • Abusem do colorido. Traz sempre a ideia do verão, da leveza. Neste prato junte legumes com tomate e a proteína (frango desfiado). É óptimo como marmita. Mas aconselho a comerem o frango com ossos se o vosso objectivo for perder peso porque demoram mais a comer.


  • Como é que se coloca uma cavala num prato atractivo? Pinta-se o prato com cores, adiciona-se um ovo mal cozido e um wrap e parece que estamos no Mc Donalds mas numa versão mais saudável. Pode sempre desfiar o peixe e misturar dentro do wrap com a salada. Fica muito bom!


  • Deixem as refeições preparadas ou semi-preparadas pois evitam indecisões de última hora e o recurso a snacks menos saudáveis. Snacks ou pequenos-almoços que nos enchem a medida? Brincar com as possibilidades e com o equilíbrio. Nesta foto e, no fundo, temos a aveia adormecida em água (overnight oats) e canela e, nas camadas superiores, é só brincar. Os morangos são super apelativos e com o iogurte faz lembrar morangos com chantilly. Aproveitem que a época deles está à porta e as vantagens são inúmeras.


  • Comam de faca e garfo! Sim! Leram bem! Neste caso, com o pão torrado com queijo fresco magro e alperces é perfeitamente exequível e vai satisfazer-vos muito mais, acreditem. Comam, mastiguem, pousem os talheres, apreciem! E com pequenos-almoços coloridos, saudáveis, completos e bonitinhos, a probabilidade de o dia ser um excelente dia, sobe exponencialmente. É só puxar pela imaginação.

  • Variem na apresentação e nos acompanhamentos. Mais um prato de peixe com um acompanhamento cheio de vitaminas, antioxidantes, que nos deixa cheios e que é um regalo para os olhos.





  • Um lanche/pequeno-almoço que dá para jogar com montes de possibilidades a nível da massa: waffles ou crepes ou panquecas. Desde a aveia à farinha de milho, passando pela de alfarroba e a de arroz, misturando whey ou farinha de amêndoa. Milhões de combinações, com ou sem glúten. E até parece que estamos a comer uma gordice! Adicionem um iogurte bem fresco natural ou magro, com uma fruta e lascas de coco ou frutos secos... A sério, é do melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário