quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Sobremesas fit*

Durante o dia, eu passo mesmo bem sem comida doce. Mas depois do jantar, o meu desejo por algo mais açucarado sobe em flecha. E isto, pelos vistos, tem uma justificação científica. Nós temos uma hormona - Cortisol - que auxilia o organismo a moderar o stress, reduz a inflamação, ajuda na manutenção de um bom sistema imunitário e mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis. Como não necessitamos de tanta energia à noite, os níveis de Cortisol diminuem, pois é uma forma de passar a informação que temos de ir dormir. Como estamos acordados, tentamos compensar a queda de açúcar no sangue com a ingestão de alimentos mais açucarados/gordurosos. O fim do dia também é sinónimo de mais cansaço e mais vontade de compensar com comida.

E o que fazer para proporcionar os melhores nutrientes ao nosso corpo e não nos deixarmos vencer pelas compulsões? Comer bem, saudável e fazer opções inteligentes:


  • Bater morangos com a varinha mágica (fica tipo mousse) e adicionar um topping crocante (como frutos secos/sementes)






  • Uma mousse de manga fit








  • Base de iogurte/queijo fresco batido com fruta à escolha por cima






  • Maçã aos gomos (com canela e sumo de limão fica do céu)







  • Gelatina com frutos secos


E vocês, o que me aconselham? :)

5 comentários:

  1. Olá Vi!
    Que engraçado, também já me tinha apercebido desse desejo por doces à noite, mas nunca tinha reflectido na sua explicação científica. Adorei as tuas sugestões saudáveis, sobretudo os morangos batidos! Fiquei com muita vontade de experimentar.
    Infelizmente, nos últimos tempos, andava a dedicar-me às compulsões sem pensar, por isso não posso sugerir nada que seja saudável!
    Beijinho e continuação de boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Moisés de chocolate, 1abacare,2colheres de sopas cacau puro,1colher de sopa de mel, triturar td e temos mouse de chocolate saudável

    ResponderEliminar
  3. A explicação científica é engraçada, mas eu também acho que é psicológico... Sei lá, por ser a última refeição do dia ou assim. Eu não sinto muito, normalmente depois de jantar não me apetece muito comer mais :P Mas também deve depender do jantar e da dieta.
    Esses morangos triturados parecem deliciosos :) eu diria que ficava mais tipo batido, aquilo tem tanta água... Mas fica com uma cor gira e tudo :) embora no início da época, como eles escasseiam, prefira comê-los inteiros. E mais recentemente com creme de como, que por acaso fica extremamente bom.
    Também fiz mousse de manga e ficou tão, tão bom :D essa parece deliciosa! É engraçado que ponhas toppings nas coisas, eu nunca pensaria em pôr um topping na mousse :P haha
    (Eu associo imenso os cornflakes a ti e ao teu blog. Sempre que como cornflakes lembro-me de ti... É isso e all bran. E comer em copos. E peixe. :))
    Esse copinho com morangos está lindo de morrer :D
    A maçã está tãão gira! A parte do caroço fica com formato de rabo de boi :P haha
    ...Mas fica engraçado :) com canela só como aquecida no microondas e fica muito boa! Tipo assada. Não tenho comido... Tenho de experimentar como tu :)
    Gelatina com frutos secos? Estranho! Não gosto de gelatina, mas se não fosse isso até seria uma combinação a experimentar. Acho que a vou fazer. Sem a gelatina. Haha :P
    Eu não sou muito criativa, MAS chocolate negro! Gosto de comer um bocado depois de jantar nalguns dias, é tão bom :) então o 99%... *cara com corações em vez de olhos*

    ResponderEliminar
  4. Os meus desejos por sobremesas vão variando consoante os dias mas geralmente aparecem no final de almoço. Quando é assim opto mesmo por fruta ou gelatina. D vez em quando faço umas energy balls e congelo para quando a vontade de doce bater, é só descongelar e comer :D

    ResponderEliminar