terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Das minhas manhãs e uma receita*

Cada manhã pode ser um novo re-começo. Cada manhã pode ser o que nós quisermos (ou quase). Pode ser um início de um dia bom ou o início de um dia em que só desejamos voltar à cama. Pode ser vivida em silêncio, num ritual solitário ou num ambiente de palavras, música e/ou pessoas. Uma manhã pode ser iniciada com as notícias do dia, com uns parágrafos do livro do momento ou com conversas boas. Ou então pode ser um rodopio de pequenos-almoços, crianças e mil e uma tarefas. As manhãs podem ser de sol ou de chuva. Mas são sempre melhores quando temos um sol dentro de nós.
As minhas manhãs perfeitas não têm de ser as de folga. Têm de ser em casa, em silêncio, com calma. Têm de ter um bom pequeno-almoço. Têm de ter uma leitura. Têm de ser simples mas que me dêm combustível físico e mental para o dia que virá. Sei que um dia, com família própria, as coisas terão de mudar e não quer dizer que não vá gostar. Mas, por enquanto, gosto assim. Mesmo quando estou em casa com os meus pais e irmão, gosto do meu tempo, do meu silêncio, de me sentar de faca e garfo. Eles acham piada, até porque o meu pai almoça de pé e tudo :p Mas tentam respeitar :)

Ontem o pequeno-almoço foi às 9h30. Após 55minutos de natação e com direito a panqueca.
Fica a receita e a foto:
Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de farinha de milho (maizena)
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos
  • 1 colher de sopa cheia de proteína whey em pó (sabor de ananás)
  • 1 colher de café de sementes de chia
  • 1 clara
  • 1 colher de sopa de leite de soja
Bater tudo, levar a uma frigideira pré-aquecida anti-aderente e tapar enquanto cozinha.
Decorei com queijo fresco magro e quiwi e acompanhei com um chá verde bem quente. A leitura: um artigo sobre o glúten.

1 comentário:

  1. Eu também gosto de tempo e silêncio, gosto de estar acordada de manhã e até mais sozinha. Nós associamos sempre inícios a inícios, portanto até pode dar jeito...
    Agora para fazer o pequeno-almoço demoro algum tempo e acabo por ter de me despachar a comê-lo e a fazer o resto, mas também gosto de comer com calma. Não gosto é de ler ao mesmo tempo que como :P só se for depois ou assim... e mais até literatura do que artigos científicos, pelo menos nesse caso. Sempre é mais relaxante :P
    Há imensa gente que não liga nada... A minha família também é um bocado assim, ou a maioria. A minha avó, então... Come de pé, na bancada, comida meio fria, sozinha... :P para mim não é propriamente relaxante comer assim, mas NÃO comer assim é stressante.
    A leitura e o pequeno almoço = temático :P haha
    Parece delicioso - tanto a panqueca como o momento de pequeno-almoço :D

    ResponderEliminar