sábado, 17 de janeiro de 2015

Dos produtos que não dispenso

Há alimentos/produtos/nutrientes que têm, obrigatoriamente, de 

estar presentes no meu armário e/ou frigorífico, seja qual for a estação do ano. Apresento-vos os meus essenciais e a justificação:




  • Aveia: rica em hidratos de carbono de absorção lenta, é um óptimo pré-treino que me deixa muito saciada.
  • Brócolos: congelados ou frescos, são, muitas vezes, a salvação para os almoços/jantares mais apressados. Também tenho, normalmente, courgete fresca, couve-flor fresca ou congelada e feijão verde congelado.
  • Espinafres: normalmente congelados, servem como base de um sumo detox/verde e são óptimos salteados ou cozidos a vapor. Têm ferro e várias vitaminas essenciais.
  • Alface, tomate, cenoura, beterraba e pepino. Podem não estar todos presentes, consoante a época do ano, mas as minhas saladas coloridas fazem sempre parte dos meus dias.
  • Cogumelos frescos ou enlatados (prefiro sempre os frescos): ricos em proteína vegetal.
  • Ovos: com proteínas de alto valor biológicos, são óptimos para tudo.

  • Atum ao natural enlatado: rico em proteína, prático, salvador mor de muitos almoços/jantares.
  • Fruta: de preferência biológica e/ou da época, é óptima para me fornecer as vitaminas e minerais diários. Já para não falar que a banana é, para mim, quase essencial como pré-treino.
  • Água e chás: não bebo menos do que 1,5l de água por dia.
  • Sopa feita no frigorífico: não vivo sem a minha sopa, normalmente composta só por legumes mas, algumas vezes, adiciono grão de bico, feijão ou lentilhas. Deste modo, costumo comer como pós-treino.
  • Canela: termogénica e essencial para adoçar as papas de aveia, o café ou mesmo a fruta.
  • Outras especiarias como orégãos, caril, açafrão, alho em pó. gengibre em pó e pimenta preta. Reduzo no sal e ainda dou ao meu organismo nutrientes antioxidantes.
  • Peixe: prefiro o peixe à carne, é um facto. Rico em proteínas e óleos essenciais.
  • Frutos secos: para me fornecerem a gordura saudável.
  • Queijo fresco magro/iogurtes naturais: fontes de proteína para os meus lanches/snacks/pequeno-almoço.
  • Gelatina 0% matéria gorda/light: para quando o desejo de gordice ataca.
  • Chia: rica em cálcio e outros nutrientes essenciais.
  • Tostas de centeio/aveia/marinheiras ou tostas finas de trigo integral: boas para os lanches, têm é de ter o mínimo de açúcares e gorduras saturadas.
E o que não pode faltar nas vossas cozinhas?



Sem comentários:

Enviar um comentário