terça-feira, 11 de novembro de 2014

E quando nos apetece um doce?

Existe um momento do dia ideal para comer um doce, gordice, sobremesa? O que fazer quando nos dá uma vontade imensa de comer uma sobremesa? Devemos ignorar?
Existem estudos que nos auxiliam nestas dúvidas e questões. Há alturas do dia em que o nosso metabolismo vai agir de forma diferente quando está perante um hidrato de carbono simples, como o açúcar:

  • Após uma refeição completa, como o almoço. A presença de fibras, proteínas e gordura da refeição faz com que o açúcar da sobremesa não seja absorvido tão rapidamente, impedindo que ocorra um pico glicémico e de insulina. Os picos de insulina são prejudiciais ao organismo, estando associados à Diabetes, obesidade e outras doenças inflamatórias. Como estamos de estômago cheio, também tendemos a ingerir menos quantidade de doce.
  • Logo após o exercício físico, quando o nosso corpo está a precisar de repor a energia gasta. Adicionar um fonte proteica é mesmo o ideal para a recuperação muscular.
É de reter que a hora a que se vai comer o doce não altera o valor calórico do mesmo, apenas minimiza os efeitos negativos no nosso corpo. Por exemplo, o consumo de doces à noite é mais prejudicial: temos mais dificuldade em controlar o nosso comportamento alimentar e abusamos mais facilmente, com mais vontade por coisas menos saudáveis.

Fontes: @nutricionistashalimardiniz; Revista Prevenir


Sem comentários:

Enviar um comentário