segunda-feira, 17 de março de 2014

Dicas de pequenos-almoços saudáveis #2


Eu adoro um bom pequeno-almoço e conjugá-lo com um local 
sossegado e uma boa revista/livro, é do melhor. É aquela altura do dia em que gosto, particularmente, de estar sozinha e aprecio uma refeição substancial. Deixo-vos dicas relativamente fáceis e saudáveis para a refeição mais importante do dia!



Neste caso: morangos com um iogurte magro + cereais de fibra + aveia. Eu ainda adicionei uma bolacha de arroz e uma fatia de queijo. Actualmente deixei de consumir este tipo de queijo e os cereais também têm escasseado. Sugeria a combinação: fruta + iogurte + cereais (de preferência a aveia mas estes também não têm grande quantidade de açúcar e são ricos em fibra). Adicionem uma sementes de chia para potenciar o consumo de cálcio!




Mingau/papas de aveia. Ainda em comentários recentes me questionaram como faço. É o seguinte: 2 ou 3 colheres de aveia integral no dobro de água, numa cafeteira em lume brando. Deixar ferver e ir mexendo, para não agarrar ao fundo. Se necessário, rectificar a água. Eu adiciono sempre canela e, mais recentemente, uma casca de limão. Nunca adiciono nada doce porque adoro misturar com fruta e não sinto necessidade. Há também quem coloque uma pitada de sal. Descubram o que gostam mais :)


A AVEIA é um dos cereais mais ricos em proteínas, cálcio, ferro, vitaminas e fibras. Parece reduzir os níveis séricos de colesterol e ajuda a controlar a Diabetes e a Pressão (vulgo tensão) Arterial. É óptima no combate à obstipação, hipoglicémica e anticancerígena. Só vantagens!



Smothies/ Batidos/ Papas de fruta


É das melhores coisas no Verão! Eu adoro fruta batida com iogurte ou só mesmo a papa de fruta. Misturo uns cereais para trincar algo e fica perfeito. As combinações preferidas, para mim, são: banana/quiwi; quiwi/morangos ou só morangos. 



Fruta + cereais + queijinho fresco magro. Ou então pão. Acreditem que mais vale comer um pão!




Pão de centeio com iogurte e sementes de chia + quiwi e amêndoa. Óptimo pré-treino. Podem substituir o iogurte por queijo fresco batido. E potenciar o vosso rendimento com um café.




Gostaram das ideias? Vão experimentar? Partilhem também comigo ideias novas!

4 comentários:

  1. Olá Vi!
    Uau, estes pequenos almoços são mesmo coloridos, a puxar para o Verão por causa das frutas :) Adorei a foto-reportagem. Sabes, eu agora que estou "desempregada temporária" também estou a voltar a arriscar experimentar no pequeno-almoço...e adoro! É tão bom voltar a ter tempo para pensar nesta refeição, prepará-la e comê-la com tempo. Já nem me lembrava :)
    Do que fizeste..bem, eu já experimentei quase tudo! Ultimamente tenho revisitado bastante as papas e os mingaus de aveia porque estava frio, mas com a chegada do Sol e do calor quero voltar a comer fruta! Que saudades ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Só boas sugestões! Gostei muito.
    Mas não troco os cereais/papas pelo pãozinho :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tudo tão colorido, que bom!
    Adoro tomar o pequeno-almoço, adoro mesmo; não consigo sair de casa só com "qualquer coisinha" no estômago :p
    Entre panquecas, bolinho no microondas, papas de aveia, iogurte com cereais, granola, torradas, tostas..as opções são tantas e podem ser todas saudáveis :)
    Não consigo gostar desses cereais de fibra..acabo sempre por não comê-los :/ Também nunca experimentei essas polpas de frutas..só mesmo batidos mas gostei da ideia :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. por aqui vai-se alterando as papas de aveia (sempre no fogão :P) com panquecas (geralmente opto pela farinha de mandioca!) :) beijinhos The Healthy Fit Way

    ResponderEliminar