quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Panqueca de batata doce


Fazer panquecas tem sido uma tarefa na qual tenho evoluído. Desde há um ano que as experiências culinárias se têm multiplicado e ao pequeno-almoço deixou de ser essencial o habitual pão (e cereais nem pensar neles... o que são mesmo cereais? :p).

Não deixei de gostar de pão. Passei apenas a ter em atenção os ingredientes de que ele é feito. E mais: passei a adorar começar o dia de faca e garfo, com a bela da panqueca/crepe/crepioca. A base é sempre a mesma: farinhas, ovos/claras, fermento. Às vezes misturo fruta (banana), iogurte/quark/leite, cacau cru e proteína.
Mas há imenso tempo que andava para experimentar batata doce e na semana passada a experiência deu-se. Desculpem a foto, é a pior e não dá para ver a Panqueca mas de manhã. às 7h, é complicado gerir um telemóvel com uma câmara fraquinha, a pouca luz, a escassez de tempo e o sono.

Mas estava boa. Mesmo!

Ingredientes:


  • 3 colheres de sopa de farinha de arroz sem gluten
  • meia batata doce cozida com casca (o pedaço da batata era fino e devia medir uns 7 cm)
  • 1 colher de café de fermento
  • 3 claras/100ml~
  • 1 colher de sopa de leite de soja
  • 1 pitada de canela
Misturar tudo, levar a uma frigideira anti-aderente e saborear :) Ah, rechear a gosto :p

1 comentário:

  1. Também já evoluí um bocado nas panquecas, embora também seja muito uma questão de escolher/criar receita - há uns 2/3 anos fazia todos os dias a mesma, religiosamente, porque experimentei uma e acabei a raspar a sua massa pegajosa da frigideira :P mas depois com o hábito é mais fácil ver a consistência e dar um jeitinho :)
    Também é raro comer pão, se já comi todos os dias agora vario imenso e se como é uma vez por semana. Às vezes perguntam-me como consigo, mas é verdade que não me custa nadinha e até prefiro pequenos-almoços mais coloridos e completos :)
    De qualquer das formas desde que me lembro fazes panquecas fenomenais :D
    No caso da batata doce, já experimentei - tentei limitar-me ao ovo e à batata porque receitas minimalistas têm sempre mais piada, ficaram muito fofinhas mas com um sabor e até textura constrangedoramente próximas de batata :P as tuas parecem muito melhores! Foto feia nada ;) e gostei da maneira como dividiste em 2 ilhotas com toppings diferentes :D

    ResponderEliminar