terça-feira, 15 de setembro de 2015

Queques de limão & coco sem glúten nem lactose

Vi esta receita algures, numa versão diferente (com manteiga, iogurte normal e farinha normal) e decidi adaptá-la. Ficam uns queques fit mas, essencialmente, óptimos para quem quer ou tem de reduzir a lactose e o glúten!


Ingredientes:

  • 75g de creme de soja para barrar, amolecido
  • 1 iogurte natural de soja
  • 1 ovo
  • 100ml de sumo de limão
  • raspa de 1 limão
  • 250g de farinha de aveia (triturei os flocos) sem glúten
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 50g de açúcar
  • 75g de coco ralado

  • 1 maçã cozida triturada 
  • amêndoa laminada


Pré-aquecer o forno a 180.ºC e preparar as forminhas. Vai render, mais ou menos, 15 queques.


Numa taça colocar todos os ingredientes sólidos: aveia, bicarbonato, fermento, açúcar, raspa de limão e coco. Envolver e reservar.

Noutra taça juntar os ingredientes líquidos: creme de barrar amolecido, sumo de limão, iogurte e o ovo. Bater e juntar de seguida os elementos secos. Envolver tudo com uma vara de arames, sem mexer muito. Fica quase sólido, não se preocupem. Colocar colheres de massa nas formas até à altura de 2/3. Pincelar com a maçã cozida e colocar a amêndoa. Levar ao forno cerca de 18 minutos. 


Não ficaram muito doces mas ficaram com uma textura muito boa, tipo bolinhos de coco. Recomendo :)

1 comentário:

  1. Uma vez fiz com a minha tia um bolo de limão e coco, um tio meu (do outro lado :P) adorou imenso e levou com ele metade para comer em casa - desde aí a minha avó pede-me imensas vezes para fazer. Eu não fiz porque sou uma neta desnaturada :P
    Não como creme de soja de barrar há imenso tempo, até tenho saudades do sabor :)
    'Textura de bolinhos de coco' é uma descrição muito boa, imagino logo uma coisa deliciosa a saber a coquinho! Ficaram muito giros com a amêndoa laminada e aposto que estavam maravilhosos também :D

    ResponderEliminar