quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Barriga lisa - dicas e truques

Uns abdominais definidos são uma das metas de quem quer e gosta de treinar o corpo. A definição depende do gosto de cada um de nós: há quem goste apenas de uma barriga lisa, sem proeminências e quem prefira os quadradinhos todos definidos, tipo 6-pack. Aqui impera apenas e só a opinião pessoal.

Mas todos somos unânimes: ninguém gosta muito de ver uma barriga com uma saliência, maior ou menor. Pelo contrário: apesar de polémicos, os abdominais da Carolina Patrocínio ou da Camila Guper deixam-nos a olhar e a repensar o que queremos para nós.

Pessoalmente, gosto de me ver com os abs minimamente definidos, não há volta a dar. E vocês?
Baseada no suplemento "Guia de Nutrição" da revista Sport Life deste mês, deixo-vos alguns conselhos a seguir e aqueles que eu já incorporei:



  • Legumes às refeições principais são óptimos para promover a saciedade e, como são ricos em fibra, regulam o trânsito intestinal.
  • Esqueçam as pastilhas elásticas, bebidas com gás, edulcorantes, fast food, alimentos processados e hidratos de carbono refinados: são propícios a produzirem gases.
  • Mastiguem calmamente: ingerimos menos ar e promovemos o início da digestão na boca.
  • Alimentos ricos em gorduras saturadas, como carnes gordas, enchidos, manteiga, queijos gordos (...), dificultam a digestão e são péssimos para a saúde.
  • Água + fibras: a combinação ideal para termos um equilíbrio intestinal.
  • As leguminosas (feijão, lentilhas, grão de bico) devem ser bem cozinhadas e, inclusive, podem ser demolhadas 12h antes de serem cozinhadas: evitam a flatulência.
  • Evitem a obstipação. Para isto é essencial água, fibras e exercício físico. Evitem os laxantes porque criam habituação!
  • Uma boa postura e uma respiração abdominal são apostas seguras.
  • Durmam bem: ajuda a estabilizar o peso e, consequentemente, evitar a acumulação de gordura abdominal e visceral.
  • Treinos de alta intensidade (Crossfit, Bootcamp, HIIT...) são óptimos para queimar gordura, desde que bem orientados.
  • Não se esqueçam: os abdominais fazem-se na cozinha! Não vos vale de nada 100 crunches, 200 V-Ups ou algo do género se a vossa alimentação é tudo menos limpa!

Mais dicas?


2 comentários:

  1. Bem ainda estou naquela fase em que mesmo que tenha abdominais, estão escondidos por trás desta gordura toda. Mas o meu namorado é magro, têm uma alimentação bastante saudável e faz muito desporto e bebe muita água. Têm os músculos definidos mas não é "grande"... tens alguma dica para lhe dar em termos alimentares? Acho que ele não come as quantidades suficientes que devia para a quantidade de exercício que faz.

    ResponderEliminar
  2. Acho que é mesmo um dos objectivos mais 'concorridos' entre as pessoas que almejam ser 'fit'! É um sinal de baixa gordura corporal e tal, uma coisa definida (duplo sentido) e concreta, ao contrário de coisas como 'pernas tonificadas', acho que isso atrai muita gente :)
    'Ninguém gosta de ver uma barriga com uma saliência', haha :P mas os abdominais são saliências :D
    Acho que depende muito do tipo do corpo, e depois é umas questão de gosto pessoal, claro :) pessoalmente não acho o famoso '6-pack' a coisa mais visualmente apelativa de sempre, mas consigo entender o 'fascínio' e não acho de todo que seja, como já ouvi dizer (sobretudo quando se trata de mulheres), horrível. Há muita gente que fica bem com abdominais definidos, e é sem dúvida o resultado de muito trabalho :)
    Acho que os segredos para isso passam pelas regras de uma alimentação saudável visando diminuir a percentagem de massa gorda, não há grandes voltas a dar. Mas as dicas parecem-me muito boas e uma mais valia para qualquer pessoa a tentar ser mais saudável! :)

    ResponderEliminar