quinta-feira, 4 de junho de 2015

Dieta? Re-educação alimentar!

Vi esta imagem no Facebook de alguma das páginas que sigo, do mundo do fitness e achei a comparação engraçada. Podemos olhar para ela no sentido de perder peso mas adequá-la a quem quer ficar mais forte!

Muito se poderia reflectir sobre cada item. Podemos frisar a importância de abolir o termo "dieta" e passar a falar em "estilo de vida" ou "re-educação alimentar" A dieta remete logo para a ideia de algo a curto prazo e restritivo e, quando queremos mudar, essa mudança deve ser prazerosa, deve ter objectivos que nos satisfaçam e deve ser para sempre.

Podemos falar na qualidade do que comemos: porquê tanta coisa diet, light, 0%? Tanto aspartame, tantos edulcorantes, tantos remédios milagrosos que inibem o apetite? Serão mesmo eficazes?

Porquê tanta restrição calórica se precisamos de energia da boa para treinos eficazes e que nos ajudem a cumprir objectivos? Se precisamos de nutrientes bons para a nossa capacidade mental, para o dia-a-dia, para tudo?

Para quê tantas horas no ginásio se os estudos demonstram que os treinos devem ser curtos e intensos? Para quê tanto cárdio se é mais com a musculação que o nosso metabolismo vai ficar acelerado?

Pensem nisso. Vale a pena redefinirmos conceitos e ler muito sobre o assunto. Não se deixem influenciar por conceitos da moda ou alimentos da moda! Sejam equilibrados, tenham a mente aberta e sejam, essencialmente, felizes neste processo!




1 comentário:

  1. Falta no «novo método» comer melhor também, até mais do que comer «mais», especialmente se estamos a falar em termos calóricos que, quer se queira sem não, são sempre muito relevantes para a perda de peso...
    Eu não tenho grandes problemas com a palavra «dieta», embora perceba que toda a gente liga a uma coisa precária... Dieta é o que comemos, em dieta ou não, e se não fosse o significado subjetivo que lhe é atribuído não seriam necessários termos alternativos. Mas eu também não gosto muito de dizer «dieta» para o que quer que seja, as pessoas ficam logo de pé atrás!
    Concordo plenamente com os «lights» e companhia! É uma pena que as pessoas não vejam para além do valor energético ou simplesmente do rótulo «light» ou «sem açúcar», etc....
    É verdade, é giro ver a mudança que sofreu todo o panorama nos últimos tempos.
    ...Mas... Cardio é tão divertido... :P
    Gostei muito deste post :D

    ResponderEliminar