segunda-feira, 29 de junho de 2015

Da fruta e vegetais da época

Este post surge no âmbito de uma situação que se passou na última semana: a minha mãe foi às compras sozinha e decidiu trazer papaia. Ora, com fruta biológica nossa e de familiares e amigos em casa quase a estragar-se disse-lhe que não concordava com a compra, apesar de ela ter trazido com boa intenção.

Eu não consigo ver nada de comida a estragar-se e com tanta fruta cá em casa isso começa a acontecer porque não conseguimos comer tudo. Também não somos grandes fãs de compotas e a alternativa tem sido congelar.

De entre ameixas pequeninas e super doces, physalis, mirtilos a 5€/kg que um produtor amigo do meu pai arranjou, pêssegos, cerejas vindas do fundão pelos sogros, framboesas, passando pelo melão e melancia que estiveram em promoção, a variedade de fruta é imensa e eu consolo-me! Aliás. esta é mais uma das razões pelas quais adoro o Verão!

Desta forma, não compensa andar a comprar muita fruta, a não ser bananas/laranjas/maçãs para variar de vez em quando. Muito menos comprar fruta importada do outro lado do Atlântico! É que apesar dos eventuais benefícios, não há nada, na minha opinião, que bata os benefícios da fruta da época e/ou biológica. 

Citando a Revista Prevenir, o verão é a época do ano em que é mais fácil comer fruta pois está mais calor e isso impele ao consumo de alimentos frescos. As vantagens da fruta da época são:
  • Poder comê-la sempre fresca;
  • A variedade é maior, mesmo que hoje em dia seja possível encontrar vários tipos de fruta durante todo o ano;
  • Por ser refres­cante é mais apete­cível do que outros alimentos mais calóricos;
  • É mais barata;
  • É menos manipulada com químicos. 
Deixo as imagens da fruta e dos vegetais que estarão mais disponíveis no mês de Julho.


2 comentários:

  1. Uma das coisas que também adoro no verão é isso mesmo! As frutas!!

    ResponderEliminar
  2. Coitada da tua mãe, com o escrutínio ;) mas tens razão, acho que não se dá suficiente importância a isso! Quase como se fruta tivesse como característica intrínseca ser saudável e os detalhes não importasse... Embora até perceba que haja quem goste imenso de um tipo de fruta e dê graças à ciência e tecnologia por manterem uma reserva todo o ano... :P
    Que sorte, com tanta fruta biológica :D eu ainda tenho algumas coisas, por acaso, e já tive problemas com bacias dela a estragar-se, embora não seja muito frequente. É quando as árvores se lembram que tem de haver fartura :P
    Mirtilos biológicos a 5 o quilo, que sonho :D
    A fruta no Verão é deliciosa, tenho de concordar :)
    Sem dúvida que a fruta da época (e local!) tem imensas vantagens, quanto mais a biológica... E ainda por cima no Verão, que apetece mesmo! :D

    ResponderEliminar