terça-feira, 16 de junho de 2015

Croissants caseiros

Há cerca de duas semanas tinha um lanche combinado com amigas, em que íamos "inaugurar" a casa nova de uma delas. Achei que chegar sem nada seria de mau tom, mesmo que a nossa amizade já seja de muitos anos e mesmo que já não haja formalidades entre nós, pois já vivemos juntas durante a faculdade e continuamos a partilhar casa na cidade onde trabalhamos. 

Pensei que seria "fofinho" levar um mimo. Tinha uma embalagem de massa folhada no frigorífico quase a passar da data e essa amiga adora tudo o que leve massa folhada. Decidi fazer uns mini-croissants. Não é algo fit mas desenrasca!


Ingredientes


  • 1 massa folhada circular
  • queijo mozarela
  • chocolate preto 
  • 1 ovo batido
  • Sementes de girassol e linhaça a gosto, para polvilhar
Comecei por estender a massa num utensílio que tenho da Tupperware.


Depois recheei cada triângulo com queijo ou chocolate.





Foi só destacar cada triângulo de massa e enrolar, dispondo cada mini-croissant num tapete de silicone, próprio para ir ao forno.


Pincelei com o ovo e coloquei sementes por cima.






Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 10min. Mas vão controlando até que fiquem dourados.


Retirei do forno e deixei arrefecer em cima de uma grelha.







Provei um com chocolate e gostei muito. As minhas amigas adoraram e acharam que deu um trabalhão. Não podiam estar mais enganadas! :p


Para ficarem mais fits, as opções são infindáveis. Podem fazer a massa folhada em casa ou optar por fazer/comprar outro tipo de massa, nomeadamente a quebrada. O recheio poderá ser com queijo light, compota, fruta triturada, fiambre, frango desfiado ou mesmo atum!

Podem fazê-los maiores ou, em vez de croissants, fazer um género de empadinhas. Só precisam de uma pitada de criatividade! :)

1 comentário:

  1. Devias ter feito um daqueles cabazes de boas-vindas adoráveis dos desenhos animados :D
    (Espera, acho que isso é para os vizinhos. Estas regras sociais são muito complicadas :P)
    Acho que uns croissants caem sempre bem, necessários ou não :D
    Também tenho essa coisa da tupperware, deram-me :) melhor melhor é sem nada, ficam perfeitinhos! Mas com recheio (Nutella!) ficam melhores de sabor :)
    Gostei dessa coisa de polvilhar com sementes um dos tipos (digo eu :P), às vezes é demasiada tensão pegar num folhado ou rissol e não saber se é de carne ou peixe ou, PIOR, se é doce ou salgado :P
    Pessoa cruel, a enganar as amigas ;)
    Fazer massa folhada «saudável» em casa - por acaso já pensei nisso, mas só de pensar em mexer nela sem glúten fico com dores de cabeça :P haha
    Ficaram lindinhos, umas pequenas obras de arte :D e os croissants feitos com massa folhada são realmente uma coisa muito prática e rápida de fazer! :)

    ResponderEliminar