quarta-feira, 13 de maio de 2015

Alimentos a evitar no pré-treino

Já se falou por aqui da importância do pré-treino e exemplos de refeições. É possível combinar vários nutrientes e ingredientes e podemos adequar ao nosso gosto pessoal, à nossa condição física e ao tipo de exercício que vamos realizar. A minha fórmula pré-treino de ginásio/crossfit, por exemplo, prescrita por uma nutricionista, e cujo objectivo é que eu aumente de peso, passa por: proteína + hidratos de absorção lenta + fonte de gordura saudável.
Mas isto tudo varia. No entanto, e segundo alguns estudos e dicas que reuni, há alimentos que são desaconselhados. São eles:



  • Fibras (inclui-se a granola, a aveia, cereais à base de farelo de trigo, saladas e a maior parte dos vegetais): Conduzem ao inchaço da zona abdominal e pode provocar dores de barriga e cãibras, além do desconforto.
  • Bebidas com gás: O gás também leva à distensão abdominal.
  • Produtos industrializados e salgados (salsichas, salgadinhos): São ricos em sal e provocam sede.
  • Alimentos gordurosos:Retardam a digestão e demoram a gerar a energia necessária para a sessão de treino.
  • Leite ou derivados com lactose: A lactose pode potenciar sono e enjoo, além de que é um hidrato de carbono que demora a ser digerido e pode conduzir a mau estar.
  • Citrinos: São agressivos para os intestinos.


Fontes:
Menospeso.pt
Revista SportLife
Revista Prevenir

2 comentários:

  1. Hmm havia ai um ou outro que não fazia ideia.

    ResponderEliminar
  2. Já vi várias opções divergentes, como em tudo o que é deste campo (e de outros). Mas há algumas coisas consensuais, pelo menos :) eu normalmente faço proteína e gordura, mas depende da minha preguiça (para arranjar qualquer coisa) e fome :)
    Já li sobre quem prefira HC de absorção rápida e quem prefira de lenta, muitas vezes a opção é a aveia... Eu nunca usei, precisamente porque acho que não me ia dar muito bem a treinar cheia de fibras :P
    haha os produtos industrializados :P e eu a pensar em comer uns rissóis antes de ir correr! ;)
    É estranho ver estas fotos no teu blog!
    Alimentos gordurosos não porquê? Se até tu própria incluis no pré-treino :P acho que se associa «gorduroso» a hambúrgueres e batatas fritas, mas frutos secos também são muuito gordurosos :)
    Eu não gosto de lactose antes do exercício :P já com citrinos nunca tive grandes problemas, apesar do que costumam dizer.
    Post elucidativo, gostei de ler ;)

    ResponderEliminar