quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Proteína vegetal



Aqui à uns tempos comprei no Celeiro Proteína de Ervilha. Estive a ler uns artigos e decidi experimentar, uma vez que a proteína whey é derivada do leite de vaca e esta proteína é de origem vegetal. Apesar de não ser intolerante à lactose, vocês sabem que tenho tentado reduzir porque a nível intestinal me sinto bem melhor. Mas sem fundamentalismos!
Uma das desvantagens desta proteína é o seu preço: por 200g são 8€ e tal e nós sabemos que a proteína whey (também depende da qualidade, claro), é bem mais barata. Mas depois também tem vantagens, especialmente para quem é vegetariano/vegan.

Atentem:


"As ervilhas amarelas fornecem um único conjunto de aminoácidos essenciais e não essenciais, blocos de construção de tecido corporal e músculos. Sendo especialmente rica em lisina e arginina, a Proteína de Ervilha é especialmente benéfico para estilos de vida activos.

Os músculos são estruturas feitas principalmente de proteína. As atividades de treino físico intenso ou simplesmente o dia-a-dia pode causar danos musculares e o corpo usa as proteínas.


A proteína dietética tem outro importante efeito para perder peso. O açúcar no sangue vai ter um pico em resposta ao hidrato de carbono presente nos alimentos obrigando assim o pâncreas a segregar a hormona insulina para facilitar o armazenamento de nutrientes circulantes. Grandes picos de insulina resultam de refeições ricas ou simples contendo carboidratos (por exemplo, arroz branco, pão branco ou doces) e podem provocar o armazenamento de gordura e levar à resistência à insulina. Isto pode também levar a quedas drásticas subsequentes de açúcar no sangue que resulta em fadiga. Consumir proteína ou combinando-a com uma refeição ajuda a regular o açúcar no sangue e este efeito da insulina evita o potencial armazenamento de gordura corporal.

Leguminosas, como ervilhas amarelas, fornecem uma fonte de compostos fenólicos que ocorrem naturalmente, as substâncias bioactivas têm uma vasta gama de propriedades terapêuticas e farmacológicas. Num estudo de 2009, foram extraídas quantidades variáveis ​​de 8 compostos fenólicos diferentes em diferentes amostras de ervilhas. O ácido gálico, ferúlico e tânico estavam entre os mais comuns. O ácido gálico e ferúlico são mais conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, enquanto o ácido tânico tem mostrado potencial de propriedades antivirais e antibacterianas."



Na minha perspectiva, não vou deixar de consumir whey mas esta é uma boa opção para, de vez em quando, substituir. Misturo-a na sopa mas também dá em batidos. Não tem um sabor nada intenso e passa quase despercebida. Ficam as fotos para compararem.

2 comentários:

  1. Olá Vi!
    Parece-me uma alternativa saudável e funcional à whey, e só o preço me faz hesitar...também estava relutante quanto ao sabor, mas se confirmas que é neutro, talvez arrisque!
    Obrigada pela informação!

    ResponderEliminar
  2. Um problema é a falta de variedade... como o mercado não é nem de perto nem de longe tão abrangente acaba por não haver tantas marcas, concorrência ou inovação. E a qualidade às vezes também é questionável, embora o seja em tudo. quanto ao preço... Esse é que é um grande inconveniente :P
    Para vegans não é bm vantagens, é mais ser a única opção :P
    Quanto à informação acho-a um bocado sencionalista por dar umas voltas estranhas... Normalmente tnta-se elogiar o produto, não o género :P já se sabe o que fazem as proteínas :P e depois ao pôr as coisas assim acaba sempre por parecer uma óptima opção - não que não seja.
    Gostei da informação extra acerca do produto e da opinião, é sempre bom saber! Já tinha visto mas saber o que alguém não pertencente ao departamento de marketing acha é sempre bom. E de resto o assunto é interessante, até :) as propriedades são diferentes das da whey, mas há sempre aquelas pessoas para quem essa possibilidade não se coloca (e claro podem optar mesmo que haja ambas).
    Misturar na sopa, que giro! :D haha :P sempre são ervilhas... :P
    Ainda bem que é tolerável, às vezes os suplementos em pó podem ser horríveis :P é isso e xaropes, ainda bem que existem os comprimidos!
    Uma coisa que já vi com essa proteína foi a receita de uns wraps que me aliciaram imenso, pareciam fantásticos :) até me apeteceu comprar só por causa disso... Mas lá está, o preço até dói. Eu ponho ervilhas na sopa, deve ser quase o mesmo... Certo? haha :P

    ResponderEliminar