quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Panqueca de farinha de arroz e milho - Receita

Ando numa fase em que tento evitar o glúten. Tenho lido bastante sobre o assunto e sobre, principalmente, a dieta paleo. Não é fácil deixar de consumir esta proteína porque ela está em quase todo o lado e é muito fácil a contaminação cruzada. Mas com pequenos ajustes, muita leitura (de rótulos e de artigos) e paciência, podemos reduzi-la. Eu já notei as vantagens: menos inchaço abdominal, maior regularidade do trânsito intestinal e sem sensação de "enfartamento". Sinto falta do pão, por exemplo de manhã e não me quero já privar de tudo mas os ganhos têm compensado as ausências :)

Esta panqueca foi o meu pequeno-almoço e pré-treino de ontem. Não ficou muito fofa mas também não ficou massuda. Nem doce nem salgada: os recheios completam essa parte. Quase ideal: suponho que se tivesse misturado meia banana teria ficado no ponto. A testar, brevemente!

Fica a receita:

Ingredientes:

  • 1 colher cheia de sopa de farinha de milho
  • 2 colheres cheias de sopa de farinha de arroz
  • 1 colher de sobremesa de sementes de chia e sésamo
  • 100 ml de claras pasteurizadas
  • 1 colher de café de goma xantana (podem usar fermento)
Bater tudo com a varinha mágica e lavar a uma frigideira anti-aderente, previamente aquecida.

2 comentários:

  1. Eu como tudo com glutén =(
    Tenho vontade de reduzir e até excluir da minha alimentação por um tempo, pra ver como o organismo se comporta. Vamos ver se consigo, aos pouquinhos =)
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Eu não «fujo» do glúten, mas também não consumo muito. Aliás, é bastante raro. 1 ou 2 vezes por semana, até... Não acho que seja particularmente difícil, porque a contaminação cruzada está mais em produtos processados; eu não tenho grande dificuldade em saber que o meu queijo batido, frango, arroz ou fruta não tem glúten, e o que me parece mais complicado é até no caso de embalados e isso - que não consumo por norma. A paleo não evita só o glúten, é os cereais em si, e eu também duvido quanto a todas as particularidades assassinas que agora lhe atribuem (ao glúten), embora mantenha (ou tente manter) uma mente aberta quanto a essas fases da nutrição que estão sempre a mudar e acredita em muitas das premissas da paleo :)
    Eu não noto grande diferença entre comer glúten ou não, sinceramente :) mas não sinto grande vontade de comer coisas com glúten :P ainda bem que te sentes melhor assim! Se vale a pena força ;)
    A goma xantana equivale a fermento?... Não fazia a mínima ideia, que estranho :P pensei que fosse só para liga/espessante...
    A panqueca parece deliciosa :D não podia ser de outra maneira, com kiwi e tangerina ao lado :P
    Eu noto que a banana faz imeeensa diferença nas panquecas :) ficam mais fofas e direitinhas! Com sementes inteiras nunca fiz, só moídas :)
    Eu sei que o milho não tem glúten, mas do ponto de vista paleo é tão não permitido como ele... :P

    ResponderEliminar