terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Nutrição desportiva

Quem pratica exercício físico regular e pratica bem, tem de ter uma alimentação que seja condizente com o desgaste calórico. Claro que tudo depende dos nossos objectivos: se treinamos para uma meia maratona, se fazemos treino de força, de hipertrofia ou simplesmente se queremos perder peso. Se estamos em fase de bulking ou cutting. Tudo depende e não dispensa um acompanhamento especializado. Mas deixo-vos aqui algumas regras básicas:


  • Deve-se evitar treinar de estômago vazio. Uma banana, em último caso, é sempre um bom snack, principalmente se o treino tiver uma duração inferior a 40 minutos. Para mais de duas horas de treino, convém levar um gel, barrita ou fruta para se consumir durante o treino.
  • O pequeno-almoço é essencial, mesmo que não tenhamos fome (nunca me acontece :p). Se não comermos, o metabolismo entra em modo poupança e torna-se mais lento.
  • Nunca se deve saltar uma refeição de recuperação. Quando mais precisamos de nutrientes é quando terminamos um treino e se não comermos nada, os resultados ficam inviabilizados. O ideal é que se ingira uma refeição ou um suplemento nos 30 a 45minutos após o término do exercício físico.
  • Antes de dormir, deve-se ingerir os nutrientes certos. Se jantamos, pelo menos, duas horas antes de irmos para a cama, convém petiscar alguns frutos secos saudáveis ou bagas e alimentos protéicos (queijo fresco magro, queijo fresco batido, iogurte natural, fiambre de peru/frango) que mantenham os níveis de açúcar estáveis no sangue. Isto preserva a massa muscular e favorece a recuperação.
  • Hidratação: antes, durante e após!

1 comentário: