terça-feira, 21 de outubro de 2014

E quando nos excedemos na comida?

Pode acontecer que, por vezes, nos possamos exceder na alimentação e/ou ter alguma compulsão alimentar. Ou porque seguimos algo demasiado rígido, ou estamos desequilibrados emocionalmente, ou porque a companhia proporcionou... seja o que for. Abusámos e senti-mo-nos  mal. Mas o que fazer nestas situações?
  • Comecem o dia com um sumo detox e/ou água morna com limão. São óptimos para limpar o organismo e devem ser consumidos antes 30 minutos do pequeno-almoço.
  • Quando aumentamos o consumo de HC e sal, retemos líquidos e grande parte do peso que possamos ter ganho é água. Se voltarmos a uma rotina saudável, em dois dias recuperamos.
  • Diminuir os Hidratos de Carbono: nada de os eliminar por completo mas reduzir. Escolham HC de absorção lenta, como aveia/massa integral e conjuguem com proteína magra. Durante o dia também devemos eleger proteínas magras e vegetais com fibra, como brócolos, couve e espinafres, de forma a desintoxicar. Mantenham esta conjugação durante 2/3 dias.
  • Beber muita água/chá verde para desintoxicar e eliminar o excesso de água retida.
  • Façam exercício! Musculação de alta intensidade para esgotar as reservas dos hidratos e um cárdio de intensidade média ou hiit para queimar gordura.
  • Não se culpem que a parte emocional é a mais difícil de gerir. Pensem o que vos levou ao exagero. Se foi a cheat meal há tanto desejada, avancem que só fez bem! Se foi compulsão, revejam o que causou e alterem isso. O equilíbrio da nossa parte emocional é essencial para a nossa saúde! Força de vontade e muito foco! Se necessário, procurem ajuda especializada.

1 comentário:

  1. Os batidos detox são sagrados no pós-exagero :p
    Deixam aquela sensação de estômago limpinho e tento também no dia seguinte fazer uma alimentação a base de verduras e peixe branco :)

    ResponderEliminar