segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A minha primeira corrida

Já passa da meia-noite do dia 28 de Setembro de 2014 mas eu tinha de cá vir escrever, Hoje fiz a minha primeira prova em estrada.

A emoção, só por si, de ser a primeira prova era imensa. O ir recolher o dorsal e colocá-lo pela primeira vez. Usar um chip pela primeira vez. Saber o que é partir e chegar a uma meta. Correr sem phones, só ao som dos aplausos da rua.

Comecei a prova o mais à frente que consegui (aviso sábio do pai). E deixei-me ir. O objectivo maior era fazer a prova de 10km (mini-maratona) em menos de 50min. Era grande, eu sei, mas pronto. A prova começou logo a descer, com os atletas da mini e da meia maratona juntos. Muito barulho, muita gente a passar-me e outra a ficar para trás. Lembro-me que no início achei que ia chorar quando cortasse a meta, tal a emoção que sentia.

Os quilómetros iam passando e eu sem quebrar o ritmo. Só controlei a frequência cardíaca. Controlo dos 5km com abastecimento de água. Calor suportável para as 11h da manhã. 6km. 8km (já só faltavam dois, caraças). Agora eram só os atletas da mini maratona. Corri. Corri sem esforço mas sem quebrar. Vi a meta e a subida curta mas íngreme. E, de repente, uma faixa é colocada e eu oiço que sou a primeira atleta feminina a cortar a meta. Really?

Fiquei atordoada. Muita gente me deu os parabéns, alguém me pôs uma toalha aos ombros. Perguntaram-me de onde era e se tinha clube. Fotos, Maçã para a mão e uma garrafa de água. Medalha de participação e fita de 1ª classificada ao pescoço, Um senhor pergunta-me em quanto tempo fiz e é só aí que me lembro de parar o relógio...46min e qualquer coisa.

Mais uma infinitude de tempo. A minha família, que por acaso só vinha almoçar comigo, chega a tempo de me ver no pódio. Não chorei. Choro agora. De gratidão.


1 comentário:

  1. Uau uau, os meus parabéns! que guerreira, deves estar mesmo orgulhosa de ti :D

    ResponderEliminar