quinta-feira, 10 de julho de 2014

Receita de Peixe no forno sem gordura com legumes

Usar o forno como forma de cozinhar é fácil, não precisa que estejamos sempre em cima do acontecimento (podemos estar a fazer outras coisas), pode ser muito saudável e rápido.

A maior parte das vezes cozinho só para mim e apesar de me recusar a jantar leite com cereais ou só sopa com fruta, às vezes não dá jeito nenhum estar a fazer pratos elaborados só para mim e só para uma refeição. É por este motivo que cozinhar dois ou três tipos de peixe em papelote, de uma só vez, tem sido uma grande ajuda para a minha gestão de tempo e peso :)

Receita de peixe no forno sem gordura com legumes


  • Peixes a gosto (no meu caso dourada, bacalhau e carapau);
  • Legumes a gosto (neste caso courgete, brócolos, alho francês e cogumelos frescos)
  • Temperos: sal, alho em pó, orégãos, pimenta preta e caril
  • Três dentes de alho;
  • Duas cebolas médias;
  • Pimento vermelho;
  • Papel de alumínio e/ou papel vegetal.

Forrar dois pirex que possam ir ao forno com papel de alumínio e papel vegetal. Eu costumo colocar o peixe directamente no papel vegetal e uso o de alumínio como reforço. Dizem que o alumínio em contacto com os alimentos é tóxico.

Dispôr, no pirex que leva o peixe, meia cebola em rodelas com um dente de alho, umas rodelas de pimento e os temperos. Colocar o peixe por cima. Colocar meia cebola por cima, mais o outro dente de alho, temperos e pimento. Fechar o papelote.

No pirex que leva os legumes, fazer o mesmo mas ir mexendo os legumes para ficarem bem temperados com os temperos, a cebola e o dente de alho. Fechar.



Levar ao forno pré-aquecido durante, no mínimo 30minutos (depende dos fornos). Se quiserem que o peixe fique tostado (mas perde o suco que se liberta), devem destapar e deixar estar, pelo menos, mais 15 minutos.



Depois é só escolher recipientes próprios para guardar e conservar o peixe com os legumes. Podem aproveitar o forno ligado e fazer chips de batata doce :)














2 comentários:

  1. Não sabia que podia ser tóxico o alumínio em contacto com os alimentos, vou ter mais cuidado e usar o papel vegetal, obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar