quarta-feira, 2 de julho de 2014

Porquê da musculação no emagrecimento?

Quando queremos emagrecer saudavelmente, não queremos ficar flácidas. Para isso, temos de diminuir a gordura corporal, transformando-a em massa magra (ou massa muscular).

A musculação acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura. Apesar de, durante a musculação, não queimarmos tanta gordura como fonte de energia, no pós-treino, há uma aceleração do metabolismo com esse desgaste de gordura. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15horas depois esta taxa continua 7% mais alta. A massa magra acelera o metabolismo 17 a 25 vezes mais do que a massa gorda! Quanto mais massa muscular, mais acelerado será o nosso metabolismo. Ou seja, quanto maior for a quantidade de massa muscular, mais calorias o organismo queima em repouso e maior é o seu metabolismo basal, a energia que o corpo usa em repouso para o funcionamento dos órgãos.

A maior parte das pessoas que começam a treinar, conseguem, nas primeiras 4 a 6 semanas ganhos de coordenação, equilíbrio e força. Estes ganhos devem-se ao facto de o nosso sistema nervoso começar a recrutar fibras musculares que estavam inactivas ou adormecidas. Após 6 semanas, começam a aparecer mudanças no músculo. A isto chama-se hipertrofia, ou seja aumento do tamanho do músculo.

Para ganhar massa muscular, deve-se fazer musculação, no mínimo três vezes por semana, durante 60 minutos, no máximo. Durante a prática, os joelhos, a bacia e a coluna merecem especial atenção. Todos os sintomas de dor e desconforto devem ser descritos ao seu personal trainer. Tal como em todas as modalidades, a musculação exige um aconselhamento médico prévio, de forma a garantir que está apta à realização destes exercícios.


Fontes: @dicas_de_treino, Sapo.pt e Prevenir

1 comentário:

  1. Nunca e demais saber estas coisas! Assim que diminui no cárdio e comecei a usar mais os halteres vi a minha flexibilidade e coordenação a melhorar bastante :)

    ResponderEliminar