quarta-feira, 18 de junho de 2014

Dicas de Dietas à Portuguesa

São várias as nutricionistas e dietistas portuguesas que através de livros, páginas de facebook, instagram, blogs ou outros meios, dão importantes ajudas para quem quer perder peso ou levar uma vida mais saudável.
Deixo-vos um pequeno resumo de algumas dietas/regimes alimentares e alguns conselhos. Eu não li os livros todos mas fiz uma pesquisa fidedigna:

A Dieta do Prazer (Eduarda Alves): Aqui não há restrição de alimentos ou alimentos proibidos: apenas se alia o prazer de comer às escolhas mais saudáveis e à lei da compensação. Deve-se optar pela fruta como sobremesa e mastigar bem a comida pois uma boa mastigação estimula o centro da saciedade, ajudando-nos a ingerir apenas os alimentos que realmente precisamos. Devemos dormir 7 a 8 horas por noite pois quem dorme menos, tem maior propensão para o ganho de peso (não segregam as hormonas que controlam o apetite).

Quer emagrecer? Naturalmente. (Andreia Revez): Comer alimentos ricos em gorduras saudáveis (oleaginosas, abacate) é vital para emagrecer de forma saudável e deve-se sempre substituir os produtos processados (como sumo de pacote) por alimentos naturais.

As Regras de Ouro (Ágata Roquete): Permite um único pão por dia (ao pequeno-almoço) e restringe mais o hidratos de carbono para uma perda de peso efectiva. Aconselha a que quem quer perder peso se pese uma vez por semana e quem quer manter, todos os dias. Outra das regras é planear com antecedência as refeições e sermos nós mesmo a confeccioná-las, de preferência, cozinhar para várias refeições pois, segundo a nutricionista, enquanto cozinhamos, temos tendência a ir petiscando coisas pouco saudáveis. 

A Dieta Viva (Ana Bravo): Baseia-se na dieta paleo e usa muito os superalimentos (spirulina, clorella, maca, cânhamo...). Aconselha lacticínios como iogurtes e queijos magros em detrimento do leite ou substituir por bebidas vegetais. É fã de gelatinas sem açúcar, tremoços ao natural (têm muita fibra e proteína), aveia e sementes várias. Publica quase tudo o que come no FB.

A Dieta Perfeita (Mariana Abecassis): Apresenta um plano alimentar flexível para uma perda de peso consistente e duradoura. Também aconselha o consumo de um pão por dia (idealmente de manhã) e que a fruta e as gelatinas ou gelados de leite são do melhor para acalmar o desejo por outros doces. Desaconselha o consumo de gordura saturada e privilegia as gorduras monoinsaturadas (como o azeite) e polinsaturadas (por exemplo, o óleo de girassol e a gordura do peixe). 




2 comentários:

  1. Podiam fazer um livro para quem quer aumentar de peso de modo saudável, pois é muito difícil arranjar um cardápio certo pois podemos cair no facto de engordar em massa gorda. Apesar de gostar das receitas da Ana Bravo sou mais uma apologista de uma dieta como apresenta a Dieta do prazer:)

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Óptimas sugestões :) ando tentada a comprar o "Dieta barriga zero", já folheei e pareceu-me intessante.

    Boas leituras!
    www.dietaparatotos.wordpress.com

    ResponderEliminar