quarta-feira, 14 de maio de 2014

Alimentos que auxiliam na manutenção de uma vida saudável

  • Aveia - 2 colheres de sopa de aveia (30gramas) contém +/- 100kcal e equivalem a 1 fatia de pão integral. O ideal é ingerir todos os dias ao pequeno-almoço. Contém uma grande quantidade de fibras alimentares, reduz, os níveis sanguíneos de colesterol, auxilia no controlo da Diabetes e da pressão arterial, combate a obstipação e ajudar na manutenção e controlo do peso ideal.
  • Chá verde - 4 chávenas de chá por dia mas cuidado que pode ser hepatotóxico! Moderação é a palavra de ordem. Além disso, a erva deve ser colocada na água a ferver e desligar logo o fogão, caso contrário, as propriedades podem deteriorar-se com o calor excessivo.
  • Canela em pó - 1 colher de café contém apenas 5 calorias e é termogénica.
  • Couve - 100g de couve portuguesa cozida possui, em média, 21 kcal. As folhas podem ser ingeridas cruas, em sumos/batidos, ou levemente cozinhadas. É rica em vitamina C, fibra, antioxidantes e ácido fólico.

  • Salmão - deve ser consumido 2 a 3 vezes por semana. 100g de salmão cru contém 262g mas é rico em ómega 3 (ajuda a baixar os níveis de LDL-colesterol (“mau colesterol”), elevar os níveis de HDL-colesteol (“bom colesterol”), intervêm ainda na regularização da pressão arterial, coagulação sanguínea, resposta imune e reacções inflamatórias). O salmão é também uma boa fonte de vitamina B6 e B12, que em conjunto, mantêm os níveis de homocisteína baixos. Isto é importante porque a homocisteína é uma molécula que pode danificar os vasos sanguíneos e cujos elevados níveis no sangue estão associados com um maior risco de doença cardiovascular. O elevado teor em nutrientes antioxidantes, como o Selénio e as vitaminas A e E, contribui para a diminuição de processos degenerativos (doença cardiovascular, cancro, diabetes,etc.). Além disso, o selénio, em conjunto com o iodo, contribui para o normal funcionamento da glândula tiróide, ajudando na regulação da produção de hormona T3O fósforo ajuda a formar e a manter os ossos e os dentes saudáveis, em conjunto com o cálcio. 
  • Linhaça - 1 colher de sopa tem, aproximadamente, 74 kcal. Basta uma colher por dia, moída, adicionada ao iogurte/papas de aveia/batido.


Fontes:
Nestlé
Instituto Ricardo Jorge

3 comentários:

  1. Ótimo post e amo couve rsrsrs refogadinha é uma delícia!!
    Agora preciso me acostumar comer aveia kk

    Beijoss *-*
    ==> Pâm Focada na Dieta

    ResponderEliminar
  2. Adoro todos os ingredientes! O salmão peca por ser caro mas é mesmo delicioso, a aveia é extremamente barata e tem imensos benefícios!
    Gosto de ler as tuas dicas saudáveis :) Beijinhoo

    ResponderEliminar