Todas gostamos de nos sentirmos bonitas e confiantes e sabemos que o nosso rosto, além do restante corpo, são o nosso cartão de visita inicial. É tudo muito bonito quando falamos que o interior é que conta e tal mas, infelizmente, julgamos e somos julgados, ou avaliamos e somos avaliados, primeiramente, pelo nosso aspecto exterior.
E porque não aliar a alimentação saudável às nossas características? É que optar por frutas e vegetais em detrimento de bolachas e bolos, não promove só emagrecimento e ser saudável: reflecte-se na nossa pele e pode envelhecer-nos ou tornar-nos mais jovens.
A pele é um órgão e o maior do nosso corpo. Renova-se a cada 28 dias e esta regeneração exige uma grande quantidade de água e de nutrientes, essenciais para proteger a pele e regular a temperatura corporal Os dermatologistas recomendam cada vez mais que os cuidados externos da pele comecem de dentro e, deste modo, é fundamental uma boa alimentação. Eis os alimentos que devemos incluir no nosso dia-a-dia:
- Abacate: pode ser usado em máscara, pela sua riqueza em vitaminas D e E. Contém gorduras vegetais, ricas em ácidos gordos insaturados.
- Azeite: tem ácidos gordos que reconstituem a camada lipídica da pele.
- Melão, a melancia, o pêssego e a pêra: frutas ricas em água e também em vitaminas. Nutrem as camadas dérmicas a partir de dentro.
- Pepino: fornece água que favorece a hidratação, e em máscara ajuda a limpar o rosto de impurezas.
- Pimentos, citrinos e os quivis contêm muita vitamina C e água.
- Frutos secos: ricos em vitamina E e fonte de ómega-3, especialmente as nozes.
- Amêndoas e pistachos reduzem o envelhecimento e favorecem a elasticidade.
- Salsa: tem propriedades branqueadoras pelo que aclara as manchas da pele. Ingira-a fresca ou picada, em carnes ou massas.
- Cenouras: contém carotenos que favorecem o bronzeado saudável, apesar de não eliminarem as manchas de forma definitiva, só as atenuam.
De forma geral, devemos escolher:
- Ácidos gordos: Os insaturados como o oleico e os presentes nas sementes e no peixe azul fortalecem a barreira lipídica, impedindo a secura da pele.
- Proteínas: As principais constituintes da pele. Devemos optar pelas provenientes dos ovos, carnes e peixes magros e de natureza vegetal, como o tofu.
- Água: A hidratação consegue-se através de uma ingestão suficiente de água e de líquidos, sendo que a quantidade recomendada é de 1,5 a 2 litros diários.
- Fibra: Favorece a digestão e, portanto, depura o organismo e a pele.
Bibliografia:
Prevenir
Livro de Anatomia
E agora com o Verão é importante tratar bem da pele, que sofre uma agressão substancialmente maior.
ResponderEliminarBom artigo!
Beijinhos,
Di
Não basta estar só bonito saudável por dentro, também temos de estar saudáveis por fora;) Boa escolha de alimentos, gostei;)
ResponderEliminarBeijinho,
http://io-healthykitchen.blogspot.pt/
Abacate, azeite, pepino , amendoas, proteinas, agua e fibra. E concordo plenamente contigo ali no inicio, fala-se muito do interior, mas a sociedade onde vivemos dá mais importancia ao exterior, essa é a verdade, infelizmente
ResponderEliminar