segunda-feira, 14 de abril de 2014

E as sementes? Sésamo, linhaça, chia... #1

As sementes são as "células embrionárias". É a partir delas que novas plantas/seres vivos nascem. Existem diferentes fontes de sementes: Grãos de cereais (trigo, arroz, cevada, aveia) e quinoa;  Leguminosas (feijões, lentilhas, soja, ervilhas e Frutos secos (castanhas, amêndoas, nozes, avelãs, pinhões, cacau e café).

Nem todas as sementes são comestíveis mas as que são, têm vantagens que diferem entre os vários tipos.


  • Sementes de abóbora: Têm um poder anti-inflamatório, diurético e emoliente. Os fitoesterois são responsáveis por uma acção anti-inflamatória sobre a próstata. Deve ser tomada uma colher de sopa por dia.
  • Sementes de chia: São fornecedoras de energia e asseguram resistência. São conhecidas pela sua riqueza em ácidos gordos ómega-3, teor de fibra e cálcio. Devem ser ingeridas duas colheres de chá por dia.
  • Sementes de girassol: São ricas em ómega 6, vitaminas, minerais e proteínas. O ideal é uma colher de sobremesa por dia.
  • Sementes de linhaça: Têm um alto teor em fibra, sendo uma óptima ajuda para regular o trânsito intestinal. Devido à sua composição equilibrada em ácidos gordos ómega-3 e ómega, são anti-inflamatórias. O ideal é uma colher de sobremesa por dia, sempre moídas/em farinha.
  • Sementes de papoila: Têm um bom aporte de cálcio e deve-se ingerir uma colher de sobremesa por dia.
  • Sementes de sésamo: Contém ómega-6 e o seu consumo é útil em cancros hormono-dependentes. Uma colher de sobremesa por dia é o ideal. 

1 comentário:

  1. Adorei o post...e eu quero agora é conhecer a CHIA nunca comi kkk e dizem que é ótimo para o organismo \o/

    Beijos
    ==> Pâm Focada na Dieta

    ResponderEliminar