sexta-feira, 28 de março de 2014

27 & 28.03 [Fiz as pazes com o dentista]

Durante a minha infância, adolescência e início da vida laboral, as idas ao dentista foram constantes. Não passava um mês ou dois sem lá ir. Primeiro foi o aparelho móvel e a extracção de dentes para arranjar espaço na boca. Depois mudei de dentista e a constatação que ter retirado aqueles 3 dentes tinha sido uma asneira. Novo aparelho, daquela vez fixo. Depois foi um siso à vida e uma infecção. E o agoiro que os outros 3 sisos também tinham de sair.

Até ontem. Dois anos sem ir a um dentista (recorde pessoal, infelizmente) e quando vou, constato que não tenho 1 mas 3 cáries. É preciso chegar a esta idade e tratar as primeiras cáries. Fiquei triste. Sempre tentei ter cuidado mas sei que me desleixei. Até ontem. Duas cáries tratadas. Próxima agendada. Depois há limpeza. E, depois, sisos. 

Porque a saúde é o nosso bem mais precioso, devemos estar atentos aos sinais do nosso corpo. O açúcar não só engorda e não só nos envelhece como nos estraga a boca, por exemplo. Porque o nosso corpo é o nosso templo e devemos respeitá-lo.

Sejam saudáveis. O nosso outro eu agradece!



Em relação à alimentação:

P.A. de ontem: Pão de centeio com queijo fresco magro + 1 quiwi e dois morangos + leite de aveia com café

Meio da manhã: 3 tostas de aveia + iogurte com sementes de chia e sésamo + chá de maçã e canela + café

Almoço: Quinoa com brócolos + legumes salteados + besugo assado em papelote + laranja

Pré-treino: 4 amêndoas + 4 morangos

Treino: corrida de 46minutos (+/- 8.5km)


Pós-treino: Sopa + scoop de whey em água


Jantar: Robalo grelhado + legumes salteados, salada e pêra grelhada (demorei quase uma hora a comer só para um lado :/)

Ceia: 2 bolachas de milho + gelatina 0% açúcar





P.A. de hoje, no serviço: Leite de aveia com café de cevada + pão grande de sementes com queijo fresco magro e um  café

Treino: Costas e Trícipes + aula de indoor cycling


Almoço/lanche: Ovo estrelado no microondas sem gordura + hamburguer de frango grelhado + tostas de sésamo e centeio + legumes salteados e salada + laranja










Jantar: Arroz + brócolos e ervilhas + carapau e pescada cozidos + 3 quadrados de chocolate preto 75% cacau + 5 morangos


E planos para o fim-de-semana?

4 comentários:

  1. Com o teu historial, não é de admirar a má relação com dentistas :o
    Se há coisa que odeio fazer é ir ao dentista!
    Gosto imenso dos teus pequenos-almoços :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Vi,
    Ai que passado que tens com os dentistas! Realmente, não me admira que tenhas tido medo e demorado a ir novamente, a tua história é mesmo traumatizante. Só não percebo porquê cáries...tu quase nem comes açúcar! Costumas escovar bem os dentes e usar anti-cáries?
    Sobre a tua alimentação, estive a dar uma olhadela na semana e achei que estava óptima como de costume! Esse mega prato de quinoa e legumes foi inspirador. Também fiquei contente por finalmente poder ver as tuas overnight oats...com o novo recipiente, parecem bem mais deliciosas!
    Boa semana Vi! Que o teu fim-de-semana tenha sido bom. O meu foi, com a excepção de algumas cheat meals exageradas (por causa do meu boy hehe), e as saudades que já tenho da pessoa de quem gosto tanto por ir partir novamente.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. O teu blog transmite-me tanta calma :) Tens uma alimentação tão variada, equilibrada e com exercício sempre presente mesmo com horários estranhos. Cuidas mesmo muito bem de ti, essas cáries vão à vida num instante. Obrigada por tudo :)
    Boa semana para ti *

    ResponderEliminar
  4. Também tenho uma relação parecida com o dentista... também usei aparelho fixo, com muitas extrações e cirurgias à mistura. Tinha os caninos de leite e os definitivos estavam inclusos :/ Não foi um processo fácil e foi mto doloroso.

    Depois de retirar o aparelho, também estive muito tempo sem ir ao dentista, mas agora tenho sido mais regular nestas visitas, pelo menos de 6/6 meses vou fazer uma destartarização e ver se está tudo bem. Realmente, não podemos descurar a nossa saúde! ;)

    Mas o pior já passou! Agora essas cáries e os sisos são canja para ti!!! :)

    Adoro as tuas refeições... são sempre tão diversificadas e completas!

    Boa semana e um beijinho!

    ResponderEliminar