quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Lasanha fake/fit (beringela e soja)

Experimentei uma receita que andava há alguns meses para tentar: Lasanha fit. Deixo-vos a receita e os meus pareceres:

1 beringela cortada longitudinalmente
soja
cogumelos frescos
1 tomate grande
1 alho
1/4 cebola pequena
1 ramo salsa
pimenta preta, orégãos e sal a gosto
sumo de limão
1 queijinho babibel light


  • Fazer um refogado com o alho e cebola picados e o azeite. Deixar levantar fervura e adicionar os temperos, a salsa e o tomate sem pele e cortado aos cubos.
  • Adicionar a soja e os cogumelos a gosto e deixar refogar (eu deixei uns 15 minutos), rectificando os temperos e água (os cogumelos frescos libertam água).
  • Ao mesmo tempo, cortar a beringela e adicionar o sumo de limão para não oxidar. Grelhar as fatias no grelhador, até mudarem de tom e temperar com um bocadinho de sal fino e orégãos.
  • Passar com a varinha mágica o refogado, de forma grosseira.
  • Dispor uma fatia de beringela como base e a soja e montar camadas a gosto.
  • Na última camada, com a soja, cortar o queijinho e dispor.
  • Levar ao forno até gratinar o queijo.
  • Servir com o que quiserem. No meu caso foi courgete grelhada.
Eu gostei mas as fatias de beringela ficaram demasiado grossas e pouco temperadas. Podia ter ficado melhor esta parte. Tenho de treinar mais. De resto, ficou bem bom :p




3 comentários:

  1. leio o teu blog regularmente mas é a primeira vez que comento. peso 45 kgs e 1.66m de altura. tenho uma historia anterior de anorexia que estava controlada ate um ano atras, em que por varias situacoes, comecei a restringir e resolvi retirar os hcs complexos praticamente de todas as refeicoes. eu que comia arroz, massa, pao em bastante quantidade a todas as refeicoes, actualmente como umas 3x por semana, e fico me a sentir mal. nao me consigo compreender. gostava de saber se na tua opiniao devemos comer pequenas porcoes destes ao peq almoco almoco jantar ou se são perfeitamente substituiveis. achas que se comecar a integra los mais vou engordar "dispartadamente?". faco corrida habitualmente 1 h dia, ja desde sempre. desde ja obrigada.
    ps-faco lasanha de "courgete" com molho de tomate, um pouco de carne picada e queijo que fica delicioso :D à prova de esquisitoides. outra opacao com legumes pa cozinhar pa pessoas com "aversoes" a legumes é por exemplo a couve flor ou alho frances ou espinafres gratinados, com ovo cozido queijo e fiambre para enriquecer. beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Benedita :)
      Obrigada,antes de mais, por leres o blog. Como deves saber, tens um IMC que revela baixo peso. Eu não sou nutricionista nem psicóloga mas, estando na área da saúde e sabendo dos benefícios dos hidratos de carbono, aconselho-te a alterares um bocadinho a tua rotina.
      "Os Hidratos de Carbono (HC) constituem a principal fonte de energia para o organismo, sob a forma de glicose. A glicose é o açúcar que funciona como combustível principal para todas as células do organismo. Cada grama de HC fornece 4 Kcal. Existem dois tipos de Hidratos de Carbono: Simples e Complexos. Os Hidratos de Carbono Simples ou de absorção rápida são constituídos por uma ou duas unidades e, por isso, são absorvidos rapidamente, principalmente quando consumidos isoladamente, provocando subidas bruscas do açúcar no sangue. Os Hidratos de Carbono Complexos são, no geral, absorvidos lentamente pois são constituídos por várias unidades de carbono e demoram algum tempo para serem divididos em unidades simples que possam ser absorvidos pelo organismo. O consumo de alimentos ricos em Hidratos de Carbono Complexos deve ser uma prioridade". Destes fazem parte o arroz, massa, pão, batatas... Não podes excluí-los pois estás a privar o teu corpo de trabalhar correctamente e de te dar toda a energia necessária. Aconselho-te a começares a incluí.los ao pequeno-almoço e almoço. Prefere massa integral, arroz integral, massa de arroz, batata doce. O teu corpo precisa destes nutrientes. Como já tiveste um problema prévio de saúde (anorexia), convinha teres um apoio continuado a nível de psicólogo e nutricionista. Não vais engordar exageradamente! Vais sim cuidar mais de ti :)

      beijinho e força!

      Eliminar
  2. Já fiz lasanha de beringela e queijo fresco e não ficou grande coisa :(.
    Nunca encontrei mesmo uma receita brutal de lasanha "fit"

    ResponderEliminar