domingo, 19 de janeiro de 2014

Dicas para almoços/jantares rápidos e saudáveis #2

Os dias voam-nos e se pudermos encaixar comidas simples e saudáveis, através de um bom planeamento semanal, na nossa rotina, melhor. Poupamos na ida ao supermercado, já que fazemos listas do que realmente precisamos; poupamos na confecção dos alimentos, já que podemos grelhar/assar/cozer várias coisas e guardar no frio e aproveitamos depois melhor o tempo para cuidarmos de nós e dos que nos são queridos. Deixo-vos então aqui algumas ideias :)

Soja estufada com espinafres cozidos:
 Basta demolhar a soja meia hora (eu compro soja em cubos). Depois, fazer um refogado com alho, cebola, um fio de azeite e tomate. Temperos a gostos e refogar a soja durante 10/15minutos e podem acrescentar cogumelos. Os espinafres costumo cozer em pouca água temperada com alho, pimenta preta e sal.
A vantagem é que podem refogar uma grande quantidade de soja e congelar e/ou picar para uma massa à bolonhesa ou courgette/beringela recheadas :p


Beringela recheada com carne/soja:
Cortar a beringela longitudinalmente e aproveitar o recheio (retirar com uma colher para não furar o fundo) para juntar a soja ou carne e fazer um refogado. Entretanto, espremer sumo de limão para dentro da beringela, no sentido de evitar que esta oxide. Depois é só rechear a mesma com a soja/carne, colocar umas lascas de tomate por cima e queijo mozarella/ou outro mais saudável. Forno durante uns 15minutos para aquecer e dourar e servir com salada a gosto.


Frango com salada e batata:
Esta é a mais simples de todas. Aproveitar frango churrasco sem molho, cozer ou assar umas batatas e servir com salada. Também podem cortar uma batata doce às rodelas e assar no forno. Ficam estaladiças e parecem batatas fritas fake :)

Massa chinesa com legumes salteados e sardinhas de conserva:
Saltear legumes na wook com temperos a gosto e aproveitar para fazer lá a massa chinesa (coze em 3 minutos!). Abrir uma lata de sardinhas/atum/cavala e desfrutar.
Omelete sem gordura com acompanhamento a gosto:
Eu bato dois ovos, junto 15ml de leite ou água e levo ao microondas numa tupperware própria da marca Tupperware. Podem colocar tomate, cogumelos frescos, queijo, fiambre, espinafres frescos, salsa, o que quiserem. No meu microondas são 3 minutos na potência máxima e nem uma ponta de gordura. Normalmente sirvo com legumes no forno/salteados ou salada.

Peixe grelhado com quinoa e tomate:
Cozer a quinoa em água temperada com pimenta preta, alho, orégãos e uma pitada de sal, A água é sempre o dobro da quantidade de quinoa e, às vezes, precisa-se de se rectificar. Coze em 15/20 minutos. Depois é só acompanhar com um peixinho grelhado que se faz rapidamente e salada.


2 comentários:

  1. Excelentes sugestões! Eu planeio experimentar fazer soja e massa chinesa para as próximas marmitas :)
    Beijinho

    ResponderEliminar