domingo, 22 de dezembro de 2013

Ainda não desapareci no meio de tanta caloria natalícia*

Aliás, desde quarta-feira que o ritmo tem sido non-stop a nível de treinos e tento compensar bem a nível de alimentação.

Na quinta-feira estava super animada para voltar ao ginásio. Fiz um pequeno-almoço típico das manhãs de trabalho: leite com café + pão torrado. Só que desta vez barrei com queijo 0% gordura batido e salpiquei com doce de abóbora light. O turno da manhã até se passou mais rápido. Ao almoço: quinoa + salmão grelhado + tomate. Foi um dia de cardio: 6km de corrida, 20minutos de bicicleta em programa endurance e uns exercícios para os abdominais. O jantar tinha de ser leve: legumes salteados com tomate e cenoura crus + omelete de um um ovo + duas claras. Para sobremesa, uma romã.

Mas a jornada de trabalho recomeçava às 11h da noite e muni-me da minha marmita para as noites: bolachas de milho (comi duas) para o meio da noite e chá verde e um leite de soja e pão de alfarroba com manteiga para o pequeno-almoço. Café cheio e volto ao ginásio. Confesso que sentia uma moinha nas pernas mas estava com energia: mais 30min a correr (5.5km) + circuito de musculação e, confiante, fui à aula de cycling. A meio da aula comecei a sentir-me mesmo cansada mas dei tudo o que podia.
Banho quentinho maravilhoso, um par de horas a dormir e há que acordar para voltar à casa da família e ficar para o Natal :) Mas para pós-treino/2º pequeno almoço: omelete de 2 claras + duas colheres de sopa de queijo batido 0% com cogumelos + salada + sardinhas enlatadas. Maçã de sobremesa, outro café para despertar em condições e rumo a casa que as saudades já se faziam sentir.

E o que tinha a mãe preparado? Além de sopa (que já me andava a fazer muita falta), fez um receitinha bem light de bacalhau com legumes no forno que eu vou partilhar em breve. Nozes e amêndoas de sobremesa e a minha barriga feliz.

Ontem (sábado), acordei directamente para almoçar. Como devem ter reparado, isto é raro mas eu andava mesmo a precisar de dormir, até porque depois da noite de trabalho, só tinha dormido 2horas. E o almoço foi sopa + grão de bico e carapau ao vapor. De sobremesa laranja. Claro que estava cansada. E claro que este seria um almoço perfeito se eu não fosse andar de bicicleta com o pai e o namorado! Mas eu já os tinha chateado que queria ir com eles e, apesar do cansaço, não quis dar parte de fraca. Tomei um café + um punhado de frutos secos e ala. Custou. Não vou mentir. A minha sorte é que foi tudo em estrada. Foram 50km! Eles repararam que eu não estava no meu melhor e senti-me mesmo mal por achar que os estava a atrasar. Mais ou menos aos 30km parámos para um snack: eu ataquei uma banana e uma maçã e os 20km até casa até se fizeram bem (foi quase sempre a subir). Lição a aprender: nunca arriscar um treino destes depois de uma sessão intensa de gym no dia anterior!
Chegámos a casa e corri para o duche porque estava gelada! O sol já estava a desaparecer. Bebi um chá verde quentinho e esperei pelo belo do jantar de sábado com a família: Rojões feitos pela avó com batata cozida, couve e muita salada. A acompanhar um copo de vinho tinto e a fechar nozes :p


Hoje de manhã não havia planos. Aliás, havia: dormir. Houve noitada com amigos. Só que hoje também havia almoço de família a comemorar aniversário do mano e eram 10h e estávamos os dois a pé, a tomar um pequeno-almoço diferente (queijo fresco magro + quiwi + duas colheres de aveia cozida em leite com canela + um punhado de cereais de fibra) mas com objectivos semelhantes: e se fôssemos dar uma corridinha aqui pelas redondezas? Well, 40minutos em estrada, a conseguir fazer circuito sem parar (eu vivo a meio de uma subida relativamente intensa), a descobrir uns sítios giros e a fazer umas subidas engraçadas (not). Não levei o telem mas foram à volta de 7km. Não estava sol mas não estava frio e, pela primeira vez sem mp4, só a conversar com o mano. Foi bom! 

O almoço: frango e lulas grelhadas com arroz e salada. De entradas havia presunto e rissóis e eu contive-me e só comi um rissol :p A sobremesa é que foi a desgraça: duas fatias de bolo de massa folhada (é o bolo de aniversário preferido cá de casa!). Mas soube mesmo bem que eu sou mega fã deste bolo!

O lanche foi simples: uma maçã e uma caneca de chá a aparvalhar no sofá e a dar finalmente descanso às pernas:p O jantar, simples também, como se quer ao domingo à noite: sopa e sandes! Eu só comi mesmo a sopa porque ainda havia bolo e ainda comi uma fatia:p Há que equilibrar tudo, certo ? :)

Bom início de semana gente bonita e façam muito desporto para poderem pecar sem culpas neste Natal :p












1 comentário:

  1. Pratinhos lindos como sempre! O bacalhau light com legumes deve ficar muito bom!

    Um ótimo Natal e parabéns pelo comportamento exemplar! =)

    ResponderEliminar