segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Treinar o cérebro para um estilo de vida saudável

O nosso cérebro pode ser o nosso maior amigo ou o pior inimigo no que concerne ao nosso estilo de vida. Quantos de nós já não sentiu aquela fome emocional relativa a gorduras e açúcar? Ou já saiu de um bom treino a achar-se incapaz de ir comer porcarias?
Quantos de nós já consegue passar pelo Mc Donalds e preferir um bom prato de peixe à beira-mar? Ou já enfardou uma pizza inteira e pensar "Que se lixe, amanhã recomeço a dieta!"?

Pois é, o nosso cérebro pode ser aliado ou inimigo e nós temos e devemos de o virar a nosso favor:

  •  Pensar positivo sempre! Seja para perder peso, seja para ganhar ou manter. Pensar que se hoje abusámos com o pastel de nata e o café, amanhã compensamos com um chá verde e uns frutos secos. Pensar que o peso flutua diariamente e que o nosso compromisso é connosco próprios e nunca com o mundo.
  • Definir metas reais: Se é para perder peso, nunca se deve querer perder 10kg num mês! Se é para iniciar exercício físico, devemos intercalar os dias e começar com algo que nos dê um mínimo de prazer, como uma caminhada ao som das nossas músicas ou uma partida de futebol com os filhos ou amigos.
  • Visualizar o futuro: imaginar os valores da glicémia ou do colesterol a baixar; imaginar as calças novas que vamos poder comprar ou as formas novas dentro do biquini do próximo verão.
  • Arranjar estratégias para não procrastinar: definir metas temporais para atingir um objectivo, oferecer-mo-nos um miminho sempre que atinjamos algum objectivo, combinar actividades desportivas com os amigos; comprar uma peça nova de roupa.
  • Não andar sempre a petiscar: beber um chá quente quando estamos a ver tv, à noite, e nos apetece aquele chocolate inteiro; não comprar comidas gorduras e açucaradas como as batatas fritas e as bolachas.

2 comentários:

  1. Já estou a tentar banir há uns meses... uma porcaria por semana têm resultado bem para mim, mas antes não me parecia tão fácil.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, é incrível como tudo acaba por ser maioritariamente uma questão psicológica... Como encaramos as coisas influencia imenso tudo. No desporto, alimentação,... Surpreende-me o quanto isto é verdade e se aplica a tudo. :)
    Não gosto de falsas alegações de 'ODEIO tudo o que não é saudável, não gosto mesmo', MAS nesse caso escolhia mesmo o peixe, sem ligar ao que é saudável ou não. Sobretudo se fosse com umas couvinhas (da Apúlia! Melhor coisa de sempre :D) :)
    Parecem-me boas dicas, essenciais para tudo. Resume-se a isso, afinal :) gostei de ler!

    ResponderEliminar