terça-feira, 13 de outubro de 2015

Alimentos que não devem combinar

Há combinações de alimentos que nos prejudicam. Separados, podem ser excelentes, juntos, podem comprometer a nossa saúde e/ou anular os benefícios de cada parte. O suplemento de nutrição da Revista Sport Magazine de Setembro mostra alguns desses conjuntos alimentares incompatíveis:



  • Bebidas alcoólicas e vitaminasA, E e Ácido Fólico: o álcool interfere com a absorção de nutrientes e medicação. Cuidado com a ingesta do mesmo!
  • Suplementos de ferro com soja ou cereais integrais: a fibra e ácido fítico dos cereais integrais une-se ao ferro no intestino e reduzem a sua absorção. A proteína de soja da soja também possui ácido fítico, sendo esta reduzida até 75% quando se ingere estes dois componentes.
  • Alimentos ricos em ferro com chá, camomila, menta e café: os antioxidantes destas bebidas/ervas interferem com a absorção do ferro e podem reduzi-la entre 70 a 40%. O mlehor para conseguir uma boa absorção do ferro é combinar com alimentos ricos em vitamina C.
  • Clara de ovo crua e biotina (também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, funciona no metabolismo das proteínas e dos hidratos de carbono, actuando na formação da pele e na neutralização do colesterol. Pode ser encontrada na levedura, arroz integral, frutas,nozes, ovos, carnes ou leite.): a clara de ovo crua ou mal cozinhada contém avidina, que anula a biotina.
  • Leite com chocolate: o cacau é rico em fibra e polifenóis e estes anulam a absorção do cálcio. 
  • Peixe cru e vitamina B1: o peixe e marisco cru têm a enzima tiaminase, que impede a assimilação da vitamina B1 (importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração e auxilia as células no metabolismo da glicose; encontra-se presente nos cereais integaris, sementes de girassol e levedura de cerveja).

1 comentário:

  1. Esta publicação foi muito útil. Já lá vão os tempos em que bebia leite com chocolate, mas não fazia ideia que anulava a absorção do cálcio.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar