terça-feira, 1 de setembro de 2015

Os meus temperos


Costumo ser hipotensa, com valores tensionais na ordem dos 90/60 mmHg. Desta forma, o sal, para mim, ainda não constitui problema. E ele é importante porque o sódio é um dos três maiores electrólitos presentes no corpo humano (a par com o potássio e o cloro) e estes são essenciais na manutenção do equilíbrio corporal, controlando os fluídos que entram e saem dos tecidos e células do corpo.

No entanto, com historia familiar de hipertensão e sabendo o que o sal em excesso pode provocar, tento nunca ultrapassar a dose diária de sal recomendada por dia (5g), inclusive, prefiro cozinhados com pouco sal e evito comer sopas fora porque as acho sempre muito salgadas.

Mostro-vos então as minhas alternativas em frascos. Também uso e abuso de condimentos frescos, como a salsa, cebola, alho, pimento e gengibre:

  • Canela: com batata doce fica topo!
  • Açafrão; não dá propriamente um gosto específico mas é antioxidante e dá uma cor muito engraçada.
  • Orégãos: principalmente em saladas
  • Coentros: adoro! Da um gostinho muito próprio.
  • Caril: para os amantes do picante e mais usual em carnes.
  • Mistura de malaguetas; super picante, aplico em peixes e salteados.
  • Mistura de ervas que compro no Lidl: aplico principalmente em assados de peixe.
  • Gengibre em pó: para quando falha a raíz, Uso em assados e salteados,
  • Pimenta preta: dá um gosto especial aos meus salteados.
  • Alho em pó e alho seco: fica bem em tudo!
E vocês, que temperos e condimentos mais usam?


Sem comentários:

Enviar um comentário