quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Alimentos essenciais para construção muscular


Os meus objectivos a nível físico pautam-se pela necessidade de me sentir saudável e promover a minha saúde e pela construção e definição muscular, com consequente aumento de força.

No guia de nutrição da Revista Sport Life deste mês, vêm descritos os 10 alimentos imprescindíveis para potenciar o ganho muscular e a força:


  • Carnes brancas (peru, frango): têm proteínas de alto valor biológico e menor teor de gordura saturada.
  • Ovos: têm as proteínas com o valor mais alto de qualidade biológica. A gema então é altamente rica a nível nuricional, pois contém  todas as vitaminas lipossolúveis e grande quantidade de vit B, ácido fólico, ferro, potássio, cálcio e zinco.
  • Requeijão/queijo fresco magro: ricos em proteínas de soro de leite (whey), minerais e pouca gordura.
  • Arroz selvagem: rico em proteína, fibra, compostos antioxidantesm vit. B, e outros minerais.
  • Nozes: tem uma proporção muito equilibrada entre ómegas 3 e 6. Ajuda a prevenir lesões musculares e articulares.
  • Brócolos: ricos em fibra, vit. A, C e K, ácido fólico, minerais. Ricos em antioxidantes e óptimos na recuperação muscular.
  • Pepino: óptimo hidratante corporal, rico em vit. K. É diurético, depurativo e ajuda a baixar a glicémia.
  • Pimento: fonte rica de betacaroteno e vit. C, dois antioxidantes. Protegem contra danos vasculares.
  • Peixe gordo (sardinha, salmão, cavala...): ricos em ácidos gordos essenciais, que auxiliam a reduzir o stress oxidativo. Diminuem a fadiga muscular.
  • Tomate: fonte por excelência de licopeno, poderoso antioxidante. Ajuda na recuperação muscular.


1 comentário:

  1. Normalmente estranho designações como «essenciais» ou «imprescindíveis» porque não consigo pensar em algum alimento que seja absolutamente insubstituível. Mas claro que não temos de levar tudo literalmente, e sobretudo nessas revistas é necessário ser-se um bocadinho sensacionalista - quem os pode culpar, é o que vende e não tem de todo mal de maior :)
    Não esperava ver aí arroz selvagem :) a maioria das misturas é 95% arroz branco, mas já é uma boa mudança e o efeito psicológico de comer um arroz diferente é inegável :D só fiz uma vez e foi mesmo mistura (o «a sério» deve ser ainda mais giro :D), mas gosto bastante :)
    Eu gosto de nozes e como-as (:P) (sobretudo no Natal :D), mas a proporção entre ómega 3 e 6, pelo que sei, não é propriamente boa ou das melhores...
    Bróculos tinha de ser :D surpreendo-me que não tenha batata doce também :)

    ResponderEliminar