terça-feira, 14 de julho de 2015

Hidratos de absorção lenta - alternativas


Tradicionalmente e numa alimentação equilibrada, os hidratos de carbono de absorção lenta devem fazer parte de todas as nossas refeições. Claro que há excepções: em alguns regimes alimentares eles podem ser parcialmente omitidos mas isso são variações específicas da dieta individual.

Normalmente, os hidratos mais usados pela população portuguesa são a batata, a massa, o arroz e o pão. Mas há alternativas para todos os gostos: integrais, sem glúten, mais ou menos saudáveis. Deixo-vos algumas alternativas que uso e recomendo por apresentarem várias vantagens.




Mistura de quinoa e arroz integral. Fiz uma review aqui. A composição é muito boa e mistura os dois cereais.


Pão caseiro, em que controlamos os ingredientes. Receita aqui e aqui, com duas variações a nível da farinha, em que na de milho não há glúten.












Batata doce. Para mim, muito melhor de sabor que a tradicional e com mais vantagens nutricionais. Peca pelo preço.





Wraps de milho já prontos. Para um desenrasque e para marmitas são óptimos.

Quinoa cozida com especiarias. Rica em proteína também, acaba por ser uma excelente aliada em refeições pós-treino e pré-treino.


Couscous: eu uso de milho e de espelta. É super rápido de preparar (o processo todo leva uns 6/7minutos) e é muito bom a nível dos hidratos pois não tem os açúcares.

Noodles de arroz: coze em 3 minutos, sem glúten e fácil de digerir. Pena o preço alto!

~


Panquecas/waffles/Crepes: basta escolher uma farinha do vosso agrado, com ou sem glúten, branca ou integral e têm um rico aliado, versátil, para todas as vossas refeições. Têm neste blog várias receitas, conjugando várias farinhas.

1 comentário:

  1. Há imeensas fontes de HC, felizmente :) quanto à ingestão, acho que depende muito do objectivo e ponto de vista (há tantos :P) :)
    É mesmo isso, resumiste bem os HC à português :P até só pão, batata e arroz, que massa também se come muito mas não queremos os italianos a acusar-nos de plágio :D
    Eu lembro-me da mistura de quinoa, parece boa :)
    Não é por nada, mas o teu pão caseiro parece bolo rei :D
    (Daquele bom, não do incrustado de frutos cristalizados estranhos!)
    Batata doce é tão bom, nalgumas coisas fica fenomenal :D o preço não é lá grande coisa, embora às vezes se arranje... Chamemos-lhe «incentivo ao cutting» :P
    Wraps nunca uso, mas fica lindo e super mexicano no teu prato :D
    O preço dos noodles de arroz é um desastre mesmo :P mas para quem gosta vale a pena, são bem bons :)
    Acho que essa última sugestão até é a minha favorita! Muito mais divertida :) gosto muito mais desse tipo de coisas do que de comida «a sério», para ser sincera. Se bem que às vezes fico indecisa :) esse último prato está mesmo bonito e apetitoso :D
    Gostei das sugestões, todas muito mais originais (e deliciosas!) do que os aborrecidos arroz e massa :D

    ResponderEliminar