domingo, 17 de maio de 2015

O meu primeiro trail

Escrevo-vos isto ainda demasiado a quente, sem ter tido tempo de digerir tudo. A provocação surgiu na minha Box de Crossfit. E que tal irmos fazer um trail? 
Primeiro, eu nunca tinha feito um trail. Segundo, nunca tinha corrido mais de 16km (o trail era de 17km). Terceiro, o trail era nocturno. Quarto, no dia seguinte, tinha de me levantar às 7h porque estava na organização de uma caminhada. Quinto, eu não tinha calçado adequado e não ia comprar!

Eu podia ter dito logo que não. Eu gosto muito de correr mas um trail não é bem uma corrida, certo? Mas não, aceitei o desafio. Éramos 10. Eu era a única rapariga do grupo. Havia quem falasse em terminar em menos de 2h e eu só me ria da ingenuidade. Nunca nenhum de nós tinha feito um trail e eu era quem tinha mais experiência em corrida de fundo. O meu irmão também ia e o nosso objectivo era terminar! 

Na tarde de ontem comecei a ficar nervosa. Vi a altimetria. Comecei a panicar por ser à noite. Olhava o dorsal e a luz frontal e ficava agitada. O meu pai e namorado só me pediram para não largar o meu irmão e avisaram sobre o percurso (conheciam das voltas de btt).

Mas o grupo estava como eu. Ok, disfarçávamos com piadas mas a ansiedade de todos acalmou-nos também. O nosso "professor" assegurou que ficava para trás, como carro vassoura. E eu só pensava na vergonha que ia ser eu a arrastar-me.

Muitas selfies, meia banana e o gps ligado depois, partimos por volta das 21h. Muitas piadas no início. E, por volta dos 2km, "perdi" logo o meu irmão e mais de metade do grupo. As pernas estavam boas, sentia-me bem e fui. Nunca tive medo, nem mesmo quando ia tropeçando bem perto da margem do rio. Fui encontrando as 3/4 pessoas do nosso grupo que se impulsionaram para a frente. Fiz alguns km com eles. Mas depois também os deixei. Aos 8km havia o abastecimento e eu sabia que o pior estava para vir. Ui, surpresa, os meus pais e avós estavam lá e o meu pai perguntou logo: "O teu irmão?". Só disse que estava bem, degluti um copo de água e peguei num pedaço de bolo e num quadrado de chocolate. Basicamente não parei. Fiz a pior subida a caminhar (não vi ninguém a correr) e a rir, com um grupo de senhores impecáveis. Cheguei ao topo e a paisagem era deslumbrante: as terriolas bem lá embaixo e nós às escuras cá em cima. Faço mais dois "amigos" que me vão acompanhar até ao final. A descida foi duríssima, sem vermos quase nada (raio de luz frontal barata) e com um terreno super irregular. Mas não me queixava. Afinal não é isso um trail?

Faltava o túnel da água. E ele apareceu: não havia mais nenhuma possibilidade que não fosse molhar os pés todos. Mas depois disso ainda me afundei nuns quantos riachos/poças de água. Pelo relógio faltavam 3km, a determinada altura, e eu pensava que aos 15km, atacava mais, Mas os meus companheiros estavam fortíssimos e eu não desarmei. Os últimos km foram a dar o máximo e, como foi muito a descer, os joelhos estavam a ressentir-se. Não abrandei. Cortei a meta com tempo de chip de 1h51. Feliz. Eufórica. Nem o raio dos alongamentos fiz. Bebi de seguida 1l de água. Esperei pelos meus companheiros (tinha sido a primeira do grupo) e comecei a ficar nervosa porque o meu irmão não chegava. Por fim, passsados 25min eles chegaram. E eu abracei-me ao meu irmão. E sorrimos. 

Foi perigoso, olhando para trás. Foi duro, sentindo agora a dor nos joelhos e coxas. Foi um resultado mau, olhando para os tempos das primeiras mulheres. Foi cansativo porque só dormi umas 4h e a um sono intermitente. Mas foi demais! E fiquei no top ten feminino. 

2 comentários:

  1. A quente é que é bom, sem pensar demais e com as endorfinas em alta :P
    A perspectiva de um trail é sempre assustadora, pelo menos para mim :) mas tu treinas muito, deves estar preparada :)
    Nocturno nunca fiz, deve ser giro!
    Também vou sempre com sapatilhas de desporto normais :P
    Acho que fizeste bem em aceitar ;)
    Estavas a pintar um cenário negro! :P
    Também já tive visitas surpresa a meio, é bastante encorajador! Motiva logo :D
    «Degluti» haha :P
    Quadrados de chocolate, que chique! Não estavam em fusão? :P
    Se se parar o sofrimento para reparar na paisagem dá para ver vistas bem bonitas. Eu não consigo ligar muito, mas de vez em quando l´tenho uns momentos de «QUE. GIRO.» :P
    As descidas muito íngremes são TÃO assustadoras! :P
    Apesar de até ser engraçado não sei se ia achar grande piada a molhar as sapatilhas todas :P
    Para além de ser o 1º trail e não ser um mau tempo (pelo menos para mim), os 1ºs classificados nunca reflectem assim tão bom porque há sempre gente excepcional a participar :P às vezes fazer demasiadas comparações só chateia, se nem acreditavas que ias fazer em menos de 2h devias estar orgulhosa :D e é bom que estejas ;)
    muitos parabéns! Top10 é muito bom :D tens futuro nos trails, aposto que foi o primeiro de muitos ;)

    ResponderEliminar
  2. Epá que força, eu não conseguia de certeza! Parabéns !!

    ResponderEliminar