quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dos dias que nos fazem chorar

Considero-me uma pessoa emocionalmente equilibrada e forte. E não duvido que o desporto/exercício físico sejam uma das grandes ferramentas que me auxiliam a estar mentalmente bem. Porque me auxilia a ser focada, porque me auxilia a saber dosear o esforço, porque me ajuda a ter espírito de sacrifício e porque me proporciona momentos de relax e de bem-estar.

Ontem foi um dia que começou muito bem. Pequeno-almoço com tempo, visto ser dia de folga, com a bela da waffle e um livro a acompanhar. Corrida à beira-mar, a um bom ritmo. Chá quente a contemplar o mar e a aproveitar o sol. Banho reconfortante, almoço com os avós. Tarde a trabalhar para uns artigos científicos do site onde colaboro. E uma chamada telefónica. "A" chamada. Aquela que esperava tão ansiosamente e que nunca pensei vir de forma tão rápida. Era uma proposta de emprego, bem mais perto de casa (trabalho a 85km de casa, o que me obriga a viver em dois sítios). Mas as condições não eram de todo as que esperava e as que tinham anunciado, Contrato precário, de 5/6meses, a começar já hoje (??) e sem garantias de renovação. Desatei a chorar. Eu queria muito aquela chamada, eu queria muito aquele trabalho mas deixar um contrato estável por aquele? E como começar já a trabalhar "amanhã?"? Tenho responsabilidades neste meu local actual. Tive de recusar. Mas uma porta que fechei. Mais um "adiar" a minha vida pessoal. 

Chorei durante 5 minutos. Limpei as lágrimas. Continuei a trabalhar. Hoje já me esqueci. Enumerei as desvantagens se aceitasse. E ainda eram algumas (mais horas de trabalho, salário base ainda não actualizado, sem perspectiva de férias). Inspira, expira e acredita que se não aconteceu, por alguma razão foi. Estou bem. E tranquila. E grata, sempre grata.

Acreditem, a vida mostra-nos sempre os melhores caminhos e se nos fecha um, é porque temos de descobrir outros melhores. Como diz a Catarina Beato, "A vida resolve-se sozinha".

3 comentários:

  1. Muito bonito :) e como te entendo.
    A mim o exercício fisico também me ajuda muito.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ser-se emocionalmente equilibrado não implica uma carapaça de ferro, todos temos momentos menos bons :) eu acho que o exercício físico ajuda (até mais a corrida), porque é fonte de bem-estar, alta auto-estima (e orgulho, não do mau) e até cria objectivos... Essas coisas todas + as que tu disseste + endorfinas. :P
    Waffles... Gosto tanto! É uma pena que um dia a começar assim acabe mal...
    Corrida à beira mar é tão bom! Especialmente se nos outros sítios estiver um calor de morrer. Eu corro por estradas velhas com paralelos que me fazem tropeçar, com cães vadios e ferozes ( :P ) que ladram imenso e me perseguem enquanto me esquivo de bosta de cavalo. Também é divertido. Mas quando vou de férias corro de manhã à beira da praia... Estou sempre a considerar ir dar um mergulho no fim :P É mesmo agradável. É mais lisinho, e o chão é tão suave parece que lhe põe creme :P Ainda por cima tem imeensa gente a correr também. Incluindo um senhor que parece que corre 2 vezes por dia e tem bigode e um cão. Continuaando...
    Essa colaboração deve ser gira! :)
    Trabalhar longe de casa deve ser chato :( eu ando muitas vezes de autocarro, e cerca de 40 minutos de viagem (sentido único) põe-me os cabelos em pé... Fazer isso todos os dias é uma porcaria, já para não falar da despesa! Os meus pais trabalham os dois um bocado longe, mas não tanto.
    Realmente, que «propaganda» enganadora... É uma desilusão! Acho que não fazia muito sentido abandonares um emprego seguro por 5 ou 6 meses de um (até ver) melhor.
    Está na nossa «natureza» o arrependimento, o «e se»... Por muito que se possa saber racionalmente que não haveria nada a fazer tendemos a culpabilizar-nos, a pensar que podíamos ter feito uma escolha melhor... Mas acho que sabes que essa foi realmente a escolha certa! Isso tem tanto significado como um emprego que vês estar disponível mas por alguma razão não queres, porque é isso que ele é embora tenha ido mais longe e criado mais esperanças... Espero que já tenhas mesmo ultrapassado isso e que, qualquer dia, um post anuncie boas notícias a sério!

    ResponderEliminar
  3. Vais ver que logo logo aparece forma de começares a "evoluir". Infelizmente este tipo de coisas acontecem, demoram, mas chegam, eu acredito nisso ;) Força, foco e felicidade ;)

    ResponderEliminar