segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Porque é que comemos e continuamos com fome?

Li há poucos dias num post do Instagram (ando viciada nesta rede social) as possíveis causas de comermos e, muitas vezes, continuarmos com fome e decidi fazer um post sobre isso com informação devidamente investigada:


  • Antes de mais é necessário frisar que, desde que colocamos o primeiro alimento na boca até o estômago nos enviar a informação de que está "satisfeito", decorrem 20minutos. Já viram a quantidade de comida boa ou má que podemos ingerir em vinte minutos? Primeira resolução: comer devagar e optar pelos alimentos certos, como uma sopa quente, salada sem molhos com calorias vazias, bons HC e proteína magra e de bom valor biológico.
  • Nunca saltar o pequeno-almoço: quem come uma fonte proteíca de qualidade logo de manhã (como o ovo ou queijo fresco magro), tende a ficar mais saciado para o resto do dia, evitando os picos de insulina responsáveis pela sensação de fome.
  • Tostas e cereais têm sido investigados como maus saciadores da fome. A tosta é algo muito "leve" e os cereais, muito carregados de açúcares, provocam os tais picos de insulina.
  • As maioria das comidas enlatadas tem um quimico denominado bisfenol-A, que interfere na produção da hormona leptina (esta hormona em conjunto com a grelina regula o apetite), levando a compulsões alimentares.
  • Refrigerantes, sumos e chás enlatados são ricos em frutose de milho, um açúcar que reduz a irrigação sanguínea nas áreas do cérebro reguladoras do apetite.
  • A desidratação é um dos factores mais negligenciados: o nosso cérebro pode confundir muitas vezes sede e fome. Desta forma é essencial que a pessoa beba água ou chás sem açúcar para se hidratarem. 
  • O não consumo de folhas verdes como alface, couve, espinafres, priva-nos de fibras, folatos e vitamina K, que ajudam a controlar os picos de insulina e compulsões alimentares.


1 comentário:

  1. Bom post!
    Gostei muito da informação, simples e completo!

    Beijinhos,
    Di

    ResponderEliminar