terça-feira, 14 de outubro de 2014

12 alimentos a considerar

Na mais recente revista do Celeiro, li vários artigos que me captaram a atenção, especialmente porque, no geral, através da alimentação nós podemos potenciar a nossa saúde e prevenir certas complicações.

Como Enfermeira, eu estou muito habituada a ouvir falar da promoção da saúde e prevenção da doença e a aposta dos próximos anos é incutir em cada pessoa a responsabilidade pela sua saúde. Eu concordo muito com isto e chego a ter opiniões controversas: porque é que o dinheiro que eu desconto tem de andar a pagar certos tratamentos a pessoas que simplesmente nunca se preocuparam com a sua saúde? Pessoas que fumam, que bebem, que são sedentárias, etc... Todos nós temos de tomar mais responsabilidade pelas nossas acções (ou, por vezes, pela ausência desses mesmos comportamentos) e desafiar-mo-nos no sentido de fazer mais por nós mesmos. Nunca se esqueçam que, quando querem enganar o médico ou os outros, só se estão a enganar a vós mesmos!
Açaí

Deste modo, vou deixar-vos uma lista dos 12 alimentos que estão a entrar na nossa rotina e que apresentam características interessantes para a nossa saúde. Façam as vossas escolhas :)


  • Açaí: poderoso antioxidante (esqueçam o poder do resveratrol do vinho, comparado com o açai), diminui o valor do açúcar no sangue (glicose em jejum), diminui o colesterol total e ajuda no controlo da Diabetes.
  • Maca: equilibra o nosso sistema endócrino, diminui o stress, estimula a fertilidade e aumenta a força e resistência musuclar.
  • Noni (esta desconhecia): é uma planta que ajuda em patologias como a artrite, Diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e ameniza as dores menstruais.
  • Kefir (andava eu no 12º ano, ou seja, há 10 anos, e já a minha mãe me "obrigava" a beber este líquido fermentado): ajuda a equilibrar a flora intestinal e facilita a digestão.
  • Bagas goji: com alto poder antioxidante, protegem contra o envelhecimento, previnem alguns tipos de cancro, reduzem os níveis de glicémia e promovem bem-estar.
  • Amaranto: isento de glúten, parece reduzir os níveis de colesterol, sendo rico em cálcio, ferro e potássio.
  • Cevada: cereal rico em fibra, ajuda na metabolização dos hidratos e da gordura e na prevenção do cancro, especialmente do cancro do cólon.
  • Espelta: alternativa mais saudável ao trigo, apesar de conter uma pequena quantidade de glúten
  • Quinoa: rica em proteínas, vitaminas e minerais e fibra.
  • Chia: rica em fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas e minerais (especialmente cálcio), ácidos gordos ómega 3, 
  • Teff: é um cereal rico em fibra e sem glúten.
  • Trigo sarraceno: é uma semente sem glúten, rico em fibra e proteína.
Já usam alguns destes alimentos? Ficaram curiosos em experimentar? Eu já utilizo regularmente a maca, as bagas goji, a quinoa e a chia. Espero brevemente comprar o amaranto e o trigo sarraceno.
Chia
Trigo sarraceno
Kefir




2 comentários:

  1. óptimo post!
    Conselhos preciosos para enriquecermos a nossa alimentação! :) Tudo natural!

    ResponderEliminar
  2. Uso com frequência a chia e a quinoa. Sou a maior defensora que levar um estilo de vida saudável é o melhor que podemos fazer para ter saúde :)

    ResponderEliminar