segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Bolachinhas (quase fit) de amêndoa

Acordo às 8h30 com o despertador simpático a relembrar-me que é dia de corrida longa. Mas alto não batia certo: a chuva estava a cair no seu auge máximo. A sério? Eu tinha ido ver a meteorologia e não dava aquela carga de água.

Tomei o pequeno-almoço, espreitei o tempo e nenhuma réstia de melhoria. Bem, se não podes correr, adianta os planos da tarde e pode ser que à tarde dê (não deu mas paciência). E quais eram os planos da tarde? Fazer bolachinhas :)

Deixo-vos a receita destas bolachas que, apesar de não serem fit, estão no bom caminho de aperfeiçoamento para se tornarem :)

Ingredientes para muitasssssss bolachas (não as contei mas para cima de 200 bem fininhas):


  • 200g farinha normal
  • 600g farinha integral
  • 250g açúcar
  • 4 claras + 1 gema
  • 250g amêndoa triturada (tenho da normal e triturei na liquidificadora)
  • 100g amêndoa palitada
  • 3 colheres de sopa de canela bem cheias
  • 3 colheres de coco ralado bem cheias
  • água q.b. para ligar
  • farinha q.b. para ligar

Numa bacia, juntar as farinhas (eu peneiro sempre) com o açúcar, as claras e a gema, a amêndoa triturada, o coco e a canela. 
Numa velocidade baixa e com os utensílios das hélices, bater tudo com a batedeira. Fica uma massa bem espessa e podem ter necessidade de juntar um pouco de água (aos bocadinhos) para ligar melhor.
Quando obtiverem uma massa homogénea, juntem a amêndoa palitada. 
Liguem o forno a 180º.
Depois, transfiram a massa para a vossa mesa de trabalho (eu tenho uma toalha de silicone) e vão começar a trabalhar esta massa por porções, esticando com o rolo da massa e adicionando farinha ou canela para não agarrar.
A partir daqui, é só cortar a massa (deve ficar fininha, não mais grossa que a espessura da amêndoa palitada) com utensílios próprios ou a base de um copo e dispôr num tabuleiro para ir ao forno. Eu tenho duas toalhas de silicone da Tupperware que não precisam de ser barradas com nada, é só coloar as bolachas, ir ao forno, retirar as bolachas e continuar a usar.
As minhas bolachas, no meu forno, demoram, em média, 7min a cozer! Estejam atentas :)

No final, é só desfrutarem. Eu fiz em grande quantidade porque isto dá trabalho, suja a cozinha e gosto de oferecer aos meus avós e ao meu namorado mas vocês podem reduzir as quantidades! Por erro meu, não contei as bolachas para saber ao certo a composição nutricional...fica para uma próxima!


Coloquei a primeira foto no meu Instagram. Se me quiserem seguir, é só expressarem essa vontade *

1 comentário:

  1. que óptimo aspecto :) ainda bem que não adiaste o plano de as fazer! é bom estar de voltar e poder voltar a seguir-te!

    ResponderEliminar