terça-feira, 3 de junho de 2014

Produtos light?

Segundo a Teste Saúde de Junho/Julho (Deco), é possível que alguns produtos light ajudem a emagrecer, desde que integrados numa dieta controlada e equilibrada. Claro que só por si não fazem perder peso: são é bons substitutos das suas versões originais e devem ser usados com a moderação necessária.
Light, segundo a legislação,  é uma palavra atribuída a alimentos que apresentem uma redução de, pelo menos, 30% de um determinado alimento.

    • Em relação aos iogurtes: A maioria dos iogurtes não apresenta a versão light mas sim, denominam-se como "magros", "0% matéria gorda" ou "sem adição de açúcar". Nos iogurtes sólidos, principalmente os gregos, as reduções a nível de calorias não são significativas, apesar de haver alguns cortes significativos em relação às gorduras. Já nos líquidos o corte é feito ao nível da gordura e substitui-se o leite meio-gordo pelo magro edulcorado. Aqui consegue-se cortar mais nas calorias
    • Açúcar e produtos açucarados: Gelatinas e açúcar light são óptimos substitutos das versões tradicionais. Os doce light têm menos açúcar mas são muito mais caros nesta versão e aconselha-se a retirada destes a quem quer emagrecer. O leite condensado magro perde 98% de gordura mas o elevado teor em açúcar faz com que, a nível de calorias, não haja vantagem.
    • Leite, manteiga, natas e afins: Aqui a redução calórica é mantida à custa da redução de gordura. Há leites que levam edulcorantes e é preciso ter isto em atenção!
    • Conservas de atum: o atum é água tem uma redução calórica muito significativa face ao atum conservado em óleo e azeite. A redução de gordura pode ir até aos 91%.
    • Batatas fritas: Há redução de gordura mas as calorias são praticamente as mesmas o que, para quem quer emagrecer, continua a ser um alimento a evitar. Mesmo as batatas que dizem ser fritas em azeite ou no forno.
    • Refrigerantes e néctares: Aqui há uma redução também muito grande a nível das calorias: pode ir até aos 100%! O segredo está em substituir o açúcar por edulcorantes, como o aspartame. As colas usam o ácido fosfórico e este aditivo, quando consumido regularmente, diminui a absorção de cálcio
    • Queijos: A diminuição de gordura situa-se entre os 21 e os 70%. As calorias também são reduzidas.
    • Molhos, temperos e massa folhada: Maionese light corta até 74% de calorias. Já o ketchup, molho à bolonhesa e massa folhada light não justificam a opção.

O melhor mesmo é usar e abusar de vegetais, frutas e alimentos o menos processados possíveis!

3 comentários:

  1. Muito boas informações, algumas coisas não sabia!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Bom post :)
    nem sempre o light é uma boa escolha :)

    ResponderEliminar
  3. Alguns produtos são light mas mesmo assim tem uma carrada de açúcar! Os rótulos são tão tramados!

    Kisses*

    ResponderEliminar