segunda-feira, 5 de maio de 2014

Como ser saudável #1 [gorduras]

Há muitos estudos que sugerem que, para uma alimentação saudável, devemos basear a nossa comida naquilo que os nossos antepassados ingeriam: evitar a comida industrializada e processada e comer o máximo de coisas frescas e naturais. Já aqui falei na dieta paleo, que se baseia nestes processos.

A dieta dos nossos antepassados era rica em fibra e gorduras insaturadas e é sobre as gorduras que vou falar hoje. 

Antes de mais, a gordura faz bem! É vital ingerir certos tipos de gorduras: as gorduras essenciais reduzem o risco de cancro, doença cardíaca, alergias, artrite, eczema, depressão, fadiga. Existem 2 tipos major de gorduras:

Gorduras Insaturadas: são as mais saudáveis e encontramos em muitos elementos de origem vegetal: azeitonas, abacate, frutos secos e soja. Podem ser mono-insaturadas (muito presente no azeite) e polinsaturdas. As gorduras polinsaturadas, como o ácido linoleico  e o ácido linolénico ou os óleos ómega 6 e ómega 3 são vitais para o cérebro, sistema nervoso, pele, sistema cardiovascular e sistema imunitário. Encontramos estas gorduras nas sementes (abóbora, linhaça, sésamo e girassol), nos frutos secos (amêndoa, noz, amendoim) e no peixe (cavala, arenque, salmão e atum).

Gorduras "trans": encontram-se, essencialmente, nos alimentos transformados e são produzidas aquando a solidificação dos óleos vegetais, para originar gorduras vegetais "hidrogenadas". Estas gorduras "hidrogenadas" são sólidas, aveludadas e permitem que os alimentos tenham um prazo de validade mais elevado. Encontram-se nas manteigas, bolachas, batatas fritas, gelados. O consumo destas gorduras aumenta o risco de doenças cardíacas. Os ácidos gordos trans também pertencem à categoria dos polinsaturados e encontram-se naturalmente em pequenas quantidades nos lacticínios.

Gorduras saturadas: Encontram-se mais em produtos de origem animal (carnes vermelhas, pele das carnes brancas e leite e seus derivados).



Sem comentários:

Enviar um comentário