sexta-feira, 21 de março de 2014

Marmitar está na moda? dicas #1

Não sei mas desde que comecei a trabalhar (já lá vão mais de 4 anos), sempre me habituei à marmita. O meu local de trabalho oferece a possibilidade de termos uma copa com microondas, frigorífico, tostadeira e até um fogão eléctrico e patusca. Acresce louça que o pessoal foi trazendo, como pratos e canecas e talheres. Ou seja, tudo se proporciona para eu poder levar o meu almoço/jantar e, mais recentemente, até o pequeno-almoço, quando faço noite. Apesar de ter direito a uma ceia, composta por pão branco ou croissant + sumo + manteiga ou queijo ou doce + 2 peças de fruta, prefiro levar pão escuro e um leite/queijo fresco/chás. Vocês sabem que deixei de beber sumo e ando a evitar o pão branco e bolos. Portanto ando sempre prevenida.

A marmita é uma óptima aliada para o nosso estilo de vida. Se a levarmos bem recheada com coisas boas, temos probabilidades menores de irmos comprar ou comer coisas nocivas. Na minha óptica, as vantagens da marmita são:


  • Poupamos dinheiro
  • Comemos de forma mais saudável
  • Sabemos os nutrientes que estamos a ingerir
  • Obriga-nos a planear e a saber gerir melhor as refeições
  • Possibilita o aproveitamento de restos
  • Evitamos petiscar coisas pouco saudáveis

Dicas:
  • Optem por marmitas de boa qualidade, em plástico da Tupperware mesmo ou vidro. Nada de alumínio, plásticos manhosos e aquelas taças de gelados ou outros recipientes reaproveitados. É que se levam as coisas ao microondas, podem libertar produtos tóxicos para a comida.
  • Optem por recipientes que durem e que resistam ao frio e calor ao mesmo tempo: assim podem congelar/levar ao frigorífico/aquecer no microondas, tudo num só. A Tupperware tem gamas específicas.
  • Quase todas as comidas podem ser aquecidas no microondas mas depende do gosto pessoal. O arroz fica quase sempre bem, assim como a quinoa. Eu também gosto da massa mas as batatas já não gosto.
  • Encham a marmita com kits sos: iogurtes magros, queijos tipo babibel light, amêndoas com pêle/nozes/avelãs; bolachas sem açúcar (mas não levem o pacote inteiro - optem por doses individuais ou distribuam num recipiente pequeno), tostas finas, pão, fruta, atum ou o que vocês mais gostarem. Os lanches são tão importantes quanto as refeições principais.
  • Escolham uma mala gira, espaçosa e com estilo. Aumenta o prazer de levar a marmita.
  • Levam um tomate e/ou folhas de alface e/ou cenoura à parte e na hora, colocam os molhos.
  • Se não têm microondas, as sandes são boas opções mas cuidado com o que metem dentro: evitem as maioneses/molhos. As saladas frias também são aconselhadas.

Ficam com algumas imagens das minhas refeições no trabalho:

Grão de bico com red fish + salada
Salada com lata de atum aberta na hora
Salmão assado em papelote com quinoa e delícia do mar
Aqui só passei da marmita para o prato: legumes salteados com cavala enlatada










Frango estufado com arroz e salada









Massa chinesa com soja picada e tomate









E vocês, o que "marmitam"? Partilhem ideias e dicas*

3 comentários:

  1. Adorei as dicas. Aderi à marmita a partir do momento em que comecei a fazer dieta, antes da "moda". Só me chateia levar sopa e o prato principal, sinto-me mal por estar a ocupar o microondas durante tanto tempo. Prefiro levar só o almoço e comer a sopa à noite.
    Tem tudo óptimo aspecto! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Isto de marmitar pegou moda! Gosto de ver as pessoas a terem cuidado com o que comem e a poupar algum dinheiro também :)
    Felizmente não preciso de o fazer porque vivo a 5 minutos da faculdade, o que me permite vir almoçar a casa :p
    Boas sugestões de refeições Vi :) Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Eu vou começar a marmitar... tenho de procurar ideias...

    ResponderEliminar