segunda-feira, 10 de março de 2014

100 grandes ideias para emagrecer *

Deixo-vos algumas das ideias que retirei da revista Prevenir de Fevereiro para emagrecer. E saliento a primeira de todas: A melhor dieta é aquela que não nos faz sentir escravas da comida, é variada, prática e personalizada.
Eu sei que muitas pessoas vêm cá mais com o objectivo de aprender/ter ideias para perder peso/gordura. Embora a fórmula seja conhecida - menos calorias ingeridas e mais calorias gastas - é fundamental que o regime não se baseie nesta contagem de calorias mas sim num aproveitamento de nutrientes. E que adquiram isto para a vida. Acreditem em mim que depois o que custa é prevaricar e ficamos com aquele peso na consciência. Mas não se deixem aprisionar neste mundo das dietas/exercício. Vivam, sejam equilibradas e aprendam a gostar muito de vós ;)

1. Definam porque querem emagrecer! Definam metas sustentáveis e realistas.
2. A pastilha elástica é boa para afastar o pensamento da comida mas prefiram-nas sem açúcar.
3. Lavar os dentes depois de comer inibe-nos de ir petiscar.
4. Cortem os alimentos aos bocados e comam devagar, pedaço a pedaço (absorvem menos daquilo que comem, fazem uma melhor digestão e sentem fome mais tarde).
5. Comam sopa todos os dias (de preferência sopas com pouca batata/grão/feijão).
6. Canela, gengibre, pimenta caiena, cardomono e ginseng ajudam a estimular a velocidade a que os alimentos são metabolizados e facilitam a perda de peso.
7. Comam proteínas a todas as refeições (dêem preferência ao peixe e carnes brancas).
8. Não devem perder mais do que 1 kg por semana (para garantirem que estão a eliminar gordura e não massa muscular).
9. Façam uma refeição livre por semana (de preferência ao pequeno-almoço ou almoço) e não a desperdicem numa cadeia de fast food!
10. Muita água/chás sem açúcar. Um copo grande em jejum e antes de todos as refeições. No mínimo, 1.5l de água por dia!
11. Comam com prazer: se as refeições não forem saborosas, não há mudança que resista.
12. O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e pode conter pão! Optem pelo integral/centeio.
13. Para perder gordura abdominal e visceral (encontra-se de volta dos vários orgãos), ingiram azeite (na confecção, não deve ultrapassar 1 colher de sobremesa por pessoa), frutos secos (1 mão cheia por dia) e abacate.
14. 1200Kcal por dia é o valor mínimo de uma dieta de emgrecimento.
15. Quando se controla o consumo de hidratos de carbono, o corpo deixa de consumir glicose, para queimar, em primeiro lugar, a gordura como fonte de energia.
16. O álcool deve ser eliminado.
17. Não comam nada da embalagem.
18.Alimentos de emergência, para desligar a gula: amêndoas, nozes e amendoins; maçã, papas de aveia, vegetais. cenouras cruas e passas de fruta (alperces).
19. Estar mais de 3h sem comer torna o metabolismo mais lento, armazena mais gordura e facilita a destruição de massa magra.
20. Em jantares de grupo: evitem os buffets livres, saltem as entradas, sejam as últimas pessoas a começar a comer, comam devagar e, se puderem, vão com uma boa sopa no estômago.
21. 4 a 5 horas de exercício por semana são fundamentais.
22. Comam em pratos pequenos; sirvam-se antes de se sentarem e não levem a travessa para a mesa; depois de comer, levantem a mesa e continuem a conversa; substituam 20% dos hidratos de carbono por frutas ou vegetais.
23. 30 minutos de caminhada após a refeição aumenta o dispêndio calórico em 30%. 
24. Duas horas antes de se deitarem parem de comer e evitem os hidratos de carbono.
25. Evitem os doces mas se não conseguirem, uma vez por semana, optem por chocolate negro, com pelo menos 70% de cacau.




1 comentário: