quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ser fit sem esforço* #1

1. - Exercício matinal: Acelera o metabolismo para o resto do dia e permite que à noite, quando se descansa, continuemos a queimar mais calorias do que se tivéssemos feito o exercício mais tarde.

2. - Evitar o açúcar: Comer proteínas e HC não refinados (massa, arroz, pão integral) previne o aumento rápido dos níveis de açúcar no sangue e tornam-nos mais saciados e por mais tempo.

3. - Evitar o álcool: Um grama de álcool tem cerca de 9 kcal! Façam as contas.

4. - Ler os rótulos: Nem sempre o aporte calórico é o que diz tudo. Avaliem bem a quantidade de açúcares e de gorduras saturadas. Comparem e não se iludam com denominações como "light", "indicado para diabéticos" ou "0% de açúcar adicionado". Leiam bem.

5. - Cinco sentidos à mesa: Mastigar bem e devagar a refeição, preparar um prato bonito, colorido e atraente. Tornar a refeição especial e evitar ler ao mesmo tempo ou ver televisão (tendemos a comer mais porque não estamos concentrados a apreciar a comida).

6. - Comer devagar para aprender a parar: O nosso estômago só processa que está cheio ao fim de vinte minutos, desde que começámos a comer. Ficar sem fome e ficar cheios são coisas diferentes!

7. - Dormir satisfeitos: Não se deve fazer uma grande ceia antes de ir dormir mas ir para a cama com fome faz com que o metabolismo abrande e fique em modo "reserva". Deve-se ingerir algo com proteína e/ou frutos secos, evitando os HC.



Adaptado de "Dietas e boa Forma", Cosmopolitan

1 comentário:

  1. a primeira regra é de ouro, além de que logo depois de um café há mais energia para gastar do que à noite :)

    ResponderEliminar