quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Escolhas inteligentes

A meio da manhã e da tarde, quando vos dá fome, o que costumam consumir? Esperam até ter fome ou respeitam as 3/3h para comer? A revista Prevenir de Fevereiro apresenta um artigo sobre snacks saudáveis e escolhas inteligentes. Atentem:

  • Em vez de um pacote de batatas fritas pequeno (essencialmente 132 kcal de muita gordura) optem por tomates cherrys com queijo fresco magro (75 kcal).
  • Em vez de um iogurte grego (141 kcal), prefiram um sólido magro de aromas ou natural (há opções com 49 kcal).
  • Em vez de uma barra de cereais (cheia de açúcar, gordura e conservantes e com 100 kcal), optem por uma sanduíche de centeio com requeijão/queijo fresco magro (promove uma maior saciedade e tem também 100 kcal mas com elevado teor protéico e de fibras).
  • Em vez de um croissant ou pão de leite (291 kcal), escolham uma fatia de pão de centeio com mel/compota light (154 kcal).
  • Em vez de 4 bolachas maria (109), comam 1 bola de pão de mistura (122 kcal). A saciedade é maior, tem mais fibras e nada de conservantes.
  • Leite magro (85 kcal por copo) em vez de sumo de laranja natural (105 kcal): acabam por espremer muitas laranjas e consumir muita frutose e, como desperdiçam a parte branca que reveste a laranja (rica em fibras), nutricionalmente, o sumo fica muito mais pobre!

5 comentários:

  1. Eu bebo muito sumo de laranja ao pequeno almoço. Adoro ;)
    O leite faz-me azia :(
    Obrigado pelas dicas!

    ResponderEliminar
  2. Custumo esperar até à hora mas se a minha barriga começa a fazer barulhos que me envergonhem, adianto o lanche.

    Gosto muito de ler essa revista! Boas dicas!
    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. As folhas de arroz e o salmão são do jumbo! :)

    ResponderEliminar
  4. O meu organismo já está tão habituado a que coma de 3-3 horas que dá logo sinal! Por isso, é que ando sempre com comida atrás :)

    Os meus snacks costumam ser iogurte grego ligeiro (tem menos gordura que a versão normal e mais proteína que os iogurtes naturais) com chia/linhaça + frutos secos ou uma peça de fruta com frutos secos/queijo magro/iogurte ou gelatina ou um ovo cozido com palitos de cenoura ou queijo fresco com tomate e orégãos.

    ResponderEliminar
  5. Não sei de onde os autores tiraram os números, mas acho que uma bola de mistura, se é o pão (e nao vejo o que mais possa ser) deve ter mais umas 200kcal, bem como a sanduíche de requeijao. E alguns desses não são propriamente práticos...
    Mas até são boas ideias.

    ResponderEliminar