domingo, 9 de fevereiro de 2014

Dicas de Almoços e jantares rápidos e saudáveis #3

Ter tempo. Oh, essa preciosidade que é o tempo e que deve ser empregue em coisas realmente importantes. E que tal dedicar algum do nosso (pouco) tempo em cozinhar coisas saudáveis e relativamente rápidas? Porque comer bem não é nem deve ser sinónimo de monotonia, de pratos demasiado elaborados. Comer bem deve ser saciante, colorido, fácil e saboroso. E saudável (claro que merecemos sair da rotina)! Deixo-vos dicas/receitas de refeições equilibradas e boas. E, grande parte delas, fácil de transportar em marmitas. Acreditem em mim que sou uma fã e usuária da marmita!







Legumes salteados na wook com bife de frango. Basta fazer um refogado com alho, cebola e uma pinga de azeite (também consigo fazer só com água) na wook. Temperar a gosto e adicionar os legumes preferidos (aqui está uma versão de legumes que compro já assim, prontos a saltear, no Lidl). Cada vez mais opto por comprar os legumes frescos: courgete, brócolos, cogumelos frescos, espinafres, tomate, alho francês.. O bife deve ser desfiado e colocado ao mesmo tempo que os legumes, bem temperado. Se quiserem, 5 minutos antes de desligar, adicionem massa chinesa que ela coze naquele bocadinho de água que fica no fundo.





Espetada de peru com ervilhas, cenoura e chuchu cozidos + salada. Prático e sem truques.



Carapau cozido com batatas, couve e ovo + salada. Os cozidos fazem-se sem grande vigilância e não têm segredo :)

Sopa com queijo batido e folhas de espinafre. Esta sopa levou alho, cebola, alho francês, meia cenoura, courgete, bróculos, couve e chuchu. Vai tudo para a panela com água. Um bocadinho de azeite depois de levantar fervura (ou cozer um pedaço de frango) e passar depois os legumes com a varinha mágica. No fim, adicionar uma colher de sopa de queijo batido e as folhinhas. É um óptimo e reconfortante jantar para dias frios.


Salmão grelhado com quinoa e tomate. Eu cozo a quinoa num fervedor: coloco um alho picado e o dobro de água em relação à quinoa. Deixo levantar fervura e coloco a quinoa. Tempero a gosto e, no final, adiciono um bocadinho de orégãos e cenoura ralada. 



Cavala enlatada com acompanhamento a gosto (neste caso, legumes mas fica bem com arroz, massa e batata cozida). A cavala surge como alternativa ao atum e é muito boa.

Sem comentários:

Enviar um comentário