quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O que tenho deixado de comer #1

Ao longo deste percurso pelo equilíbrio e uma vida mais saudável, eu fui deixando para trás alguns alimentos e resgatando/apreciando/experimentando outros. É óbvio que não sou demasiado radical e que não fico obcecada quando, por alguma razão, tenho de comer esses alimentos que aboli. Mas se os puder evitar, evito.

São eles:

Bolachas - Eu era a verdadeira monstra das bolachas. Podia lanchar normalmente mas tinha de finalizar sempre com bolachas! E antes de ir para a cama, comia uma bolacha ou duas. As minhas preferidas eram as digestivas e as de aveia mas também marchavam bem as maria, de água e sal e aquelas com pepitas de chocolate.  
Deixei porque: são ricas em açúcar e gordura.
Substituí por: bolachas de arroz, de milho, marinheiras, por umas que faço com amêndoa e, por vezes, tostas finas. Mas antes de mais, olho sempre para o rótulo das embalagens: privilegio as que não têm açúcar e são baixas em gorduras saturadas. Não se deixem enganar com slogans como "Sem adição de açúcar", "Próprias para diabéticos".

Pão branco
Deixei porque: O pão branco tem menos fibra, o que garante menos saciedade, e as farinhas são refinadas, retendo menos nutrientes.
Substituí por: pão integral, pão de centeio, pão de alfarroba.

Queijo flamengo/barra/fatiados
Deixei porque: É rico em gordura.
Substituí por: queijo fresco magro/queijo batido magro/queijinhos light em triângulo. As vantagens dos queijos frescos centram-se no seu conteúdo de proteínas de alto valor biológico, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B, A e D.

Cereais de pequeno-almoço ricos em açúcar - Quem é que nunca se deliciou com cereais tipo chocapic, cereais com fruta/muesli, estrelitas ou cheerios?
Deixei porque: tinham bastante açúcar.
Substitui por: aveia, cereais de fibra e cereais de milhos. Ok, os de fibra e milho têm um bocadinho de açúcar mas é em muito menor quantidade.

Pizzas Congeladas - Eu sou amante confessa de pizza e até acredito que é possível comer uma pizza homemade saudável mas... quando é para comer pizza, é para comer pizza a sério!
Deixei porque: Eram nutricionalmente desiquilibradas, mesmo as light.
Substituí por: comer menos vezes e quando comer, ser pizza feita em casa ou ir a um bom restaurante italiano e desfrutar sem culpas :p

Batatas fritas de pacote - Oh, destas confesso, tenho saudades! Mesmo :/
Deixei porque: são ricas em sal e gordura saturada. E não se deixem influenciar por  light, fritas com azeite ou no forno.
Substitui por: na realidade, ando a aprender substituir por batata doce no forno. E petisco quando a minha avó faz batata frita caseira (cá fritamos sempre com azeite).

Esta listinha é para continuar. E vocês, o que mudaram?



5 comentários:

  1. As bolachas são um vícios tão grande!! Felizmente, também já as deixei, mas é daquelas coisas que vai bem com tudo!!
    Recentemente, voltei a consumir mas só bolachas de arroz sem sal!

    ResponderEliminar
  2. Ora de vez em quando ... tipo longe a longe ... Podes dar uma trincada naquelas lays no forno... Não são tão más, também não são muito boas .. mas xD ****** hihihi

    ResponderEliminar
  3. Isso...
    Muitas coisas sao necessario ir parando aos poucos claro.
    Eu tambem to nessa.
    Bjao

    ResponderEliminar
  4. bolachas nunca foi muito algo que tivesse por hábito comer, o pão também a certa altura troquei por pães escuros mas até é raro consumir, queijo não deixo, embora sejam fonte de gordura tbm são de proteína, e pizzas oh... tbm é a minha perdição! a minha cheat meal é sempre ou pizza ou sushi! lol mas também tenho por hábito fazer a massa em casa e tudo o resto :) cereais faziam parte do p.a. todos os dias!! nós vamos aprendendo com o tempo, e isso é o mais importante :)*

    ResponderEliminar